O portal Blender Brasil está lançando essa semana o seu segundo concurso de idéias oficial para promover o uso do Blender 3D, envolvendo um tema muito relevante dentro do contexto do aquecimento global. Dessa vez os organizadores decidiram investir no tema Eco Design para trazer uma reflexão sobre o tema e instigar os artistas 3d a criar imagens estáticas, mostrando os efeitos que nossos atos podem ter no aquecimento global. O processo de criação de material para o concurso é bem simples, o que possibilita a usuários iniciantes e avançados participar de maneira semelhante. É necessário visitar esse endereço nos fóruns do Blender Brasil, para abrir um tópico com o seu nome e projeto, que deve ser usado para publicar as imagens e textos demonstrando o seu avanço no concurso.

O vencedor do concurso leva um exemplar do livro Blender 3D Guia do Usuário oferecido pela Editora Novatec, que é a principal patrocinadora do concurso. Ainda não está na lista oficial de prêmios, mas ofereci uma cópia dos livros Blender 3D Architecture, Buildings, and Scenery e Blender 3D 2.49 Incredible Machines como forma de aumentar o incentivo para participar do concurso de idéias.

É muito importante visitar o link com a descrição do concurso nos fóruns do Blender Brasil para ler por completo todas as regras e restrições, principalmente no que se refere ao uso de softwares extras além do Blender 3D e também ao aproveitamento de texturas ou modelos 3d que não foram criados pelo autor do projeto. Na verdade, o uso desse tipo de material é restrito e pode implicar na sua eliminação do concurso.

Ficou interessado?

Caso você tenha interesse em participar do concurso, o mais importante a fazer agora é escolher bem o projeto que deve ser iniciado, assim como encaixar o cenário ou modelo 3d dentro do contexto do concurso. A escolha do projeto é muito importante nessa fase, antes de começar a trabalhar com o Blender 3D. Mesmo que você já tenha um personagem futurista estilo exterminador do futuro, seria muito querer relacionar o mesmo com Eco Design dizendo que as baterias dele são recicláveis.

É hora de pesquisar e encontrar imagens ou objetos que possam representar bem o tema proposto. Por exemplo, uma imagem que mostre ambientes aproveitando da melhor maneira possível a luz do sol, economizando energia:

Mazzali:

Outro exemplo seria o design de um veículos realmente ecológico:

Ecoprodructs Exhibition 2006 (Tokyo)

Tudo vai depender da sua imaginação e se o projeto estiver contextualizado na realidade Brasileira, acho que ganha muitos pontos com o pessoal envolvido na votação.

O projeto também pode seguir uma linha mais de denunciar os vários processos que envolvem a emissão de gás carbônico:

Svartsengi

As possibilidades são as mais variadas! Essas imagens são apenas algumas das idéias que eu mesmo poderia considerar ao entrar nesse tipo de concurso.

Agora é só colocar a imaginação para funcionar e começar o seu próprio projeto. O concurso se encerra em Fevereiro de 2010.