A produção de animações relacionadas com visualização arquitetônica está geralmente relacionada com o processo de vendas de um projeto, sem estar diretamente relacionado com o desenvolvimento do material. Mas, imagine que você está participando de um concurso de idéias ou processo de desenvolvimento volumétrico do projeto, coisa muito comum em faculdades de arquitetura, e precisa fazer uma apresentação. A apresentação pode mesclar imagens estáticas e animações com trajetos pré-definidos, enriquecendo significativamente a exposição das idéias.

Uma das ferramentas mais usadas por profissionais dessa área para a visualização de volumetria é o SketchUp, que permite criar modelos 3d sem muitos detalhes de maneira extremamente rápida. Mas, o foco do SketchUp não é a animação 3d o que limita bastante a criação desse tipo de material com o software. Essa semana encontrei um plugin para o SketchUp que permite criar seqüências de imagem baseadas na trajetória de uma câmera no SketchUp, permitindo montar animações 3d de maneira bem rápida.

O plugin para animações 3d no SketchUp pode ser copiado de maneira gratuita nesse endereço, precisando apenas que você seja usuário registrado no Sketchucation.

No vídeo abaixo o autor do plugin explica e demonstra o seu funcionamento.

O funcionamento do plugin é bem simples e funciona com base na interação do usuário com a visualização dos objetos no SketchUp. Podemos determinar diversos aspectos da gravação das imagens, como o diretório em que as imagens são armazenadas e o formato do arquivo. Para evitar perda de qualidade nas imagens, prefira o formato PNG. Assim que configuramos a taxa de gravação dos quadros da animação, é possível começar a deslocar a câmera do SketchUp e mover o foco de visão do usuário para gravar as imagens.

Durante o processo as imagens são armazenadas e a trajetória desenvolvida na animação fica marcada no modelo 3d, para que seja possível consultar o deslocamento do observador depois.

No vídeo o autor demonstra o funcionamento do plugin com a criação de uma seqüência de imagens, que depois é reproduzida usando o Quicktime. Qualquer software capaz de unir e passa essas imagens como um vídeo serve para transformar o mesmo em vídeo. Depois que o vídeo estiver convertido, será simples adicionar o material em apresentações ou mesmo aproveitar o vídeo dentro de uma apresentação em slides.

Esse é um plugin extremamente útil para arquitetos e profissionais envolvidos com desenvolvimento de projetos.