O anúncio do Octane Render no início dessa semana causou grande expectativa sobre o que poderemos fazer usando mais a GPU do que as CPUs para renderizar nossos projetos, devido a maneira com que o renderizador manipula os dados apenas usando a GPU o resultado é realista e rápido de conseguir. Mesmo considerando que os algoritmos usados no processo são baseados em métodos Unbiased de renderização, que naturalmente demorariam muito tempo no refino da imagem. Mas, quando é que veremos algum renderizador de código aberto usando alguma tecnologia semelhante? Já existem versões de renderizadores como o V-Ray e FryRender usando a GPU ao menos em parte do processo.

A reposta pode estar nas próximas atualizações do LuxRender, e quero enfatizar a palavra “pode”, pois ainda é muito cedo para fazer afirmações sobre o que poderá estar presente. Desde que o SDK do OpenCL foi disponibilizado pela ATI e NVidia, um desenvolvedor e usuário do LuxRender chamado David Bucciarelli está fazendo testes no aproveitamento de GPU no LuxRender.

A discussão nos fóruns de usuários do LuxRender pode ser acompanhada nesse endereço, e para elucidar ainda mais o que está sendo feito, o autor do projeto gravou um vídeo demonstrando a sua versão experimental do LuxRender aproveitando o poder da GPU.

SmallLuxGPU (OpenCL) from David Bucciarelli on Vimeo.

O material ainda é bem preliminar e não há nenhuma previsão de quando ou até mesmo se deve ser adicionado ao LuxRender. Esse material mostra que o aproveitamento da GPU em sistemas de renderização é algo inevitável, pois muitas dessas GPUs estão aceitando trabalhar com algoritmos de render sofisticados como o Path Tracing que é Unbiased.

O mais empolgante de todos esses testes é o relato das pessoas que fizeram os testes com o software, relatando que o ganho de desempenho na renderização é impressionante. Mas, ainda assim é cedo para ficar animado, pois ainda são necessários muitos testes para chegar a versões estáveis do software.

Esse artigo mostra que não importa qual seja a área em que você trabalhe na computação gráfica 3d, o futuro está no uso de GPUs poderosas e não mais na CPU. O caminho está traçado nessa direção e acredito que não haverá mais volta.

Para fazer o download do código fonte e binários dessa versão experimental do LuxRender usando a GPU, visite esse endereço.