Na criação de cenários em 3d o tipo mais complicado de elemento para adicionar em cenas são os objetos orgânicos. Quando o tema envolve cenários com grandes painéis metálicos como naves e veículos, a coisa é simples, pois é um trabalho de repetição constante dos padrões apresentados. Com os elementos orgânicos os padrões simplesmente não existem e caso apareçam, acabam denunciando a artificialidade do projeto. Por exemplo, na criação dos cenários do filme Avatar, a Weta teve que escrever um software especial para controlas de maneira independente e aleatória o crescimento da vegetação de Pandora.

O mesmo cuidado teria que ser tomado para criar esse tipo de cenário orgânico em outras ferramentas 3d. No 3ds Max existem diversos plugins e ferramentas auxiliares que ajudam na criação de plantas e outros elementos orgânicos. Uma dessas ferramentas é o Asteriods que é um plugin gratuito usado para criar pedras e rochas em 3d de maneira rápida.

O vídeo abaixo mostra como usar essa ferramenta no 3ds Max e renderizar as cenas e objetos com o V-Ray. O resultado é uma distribuição de modelos 3d de rochas que poderiam compor um cenário, seja ele para animação ou representação de visualização para arquitetura.

3dsmax and Vray Rocks Tutorial Part 1 from Daniel Hatton on Vimeo.

A ferramenta é bem simples, permitindo criar os elementos como pedras e rochas apenas com a escolha de alguns parâmetros simples na interface do plugin. Depois que esses parâmetros estão escolhidos, basta acionar o botão Create para gerar o objeto 3d. A superfície do objeto não é suficientemente rugosa para passar a impressão que é uma rocha, o que faz o autor do tutorial aplicar um modificador displace e uma textura baseada em imagem. O resultado é um objeto com aspecto bem semelhante a uma rocha.

Depois disso um material com textura de rocha ajuda a compor e contextualizar o objeto. A renderização com o V-Ray usando iluminação global e a criação de outras rochas, seguidas de pequenos ajustes nas texturas. O resultado final é um ambiente bem realista composto por diversas rochas. Esse tutorial não envolve conhecimentos avançados de modelagem 3d e pode ser realizado por qualquer artista 3d com o 3ds Max e o V-Ray.