A revista gratuito sobre computação gráfica 3d, animação e cinema chamada de RenderOut! está com mais um número disponível para download. A edição de número 13 mostra a mesma qualidade de conteúdo e um especial sobre o fenômeno Avatar. Esse é um capítulo a parte e ainda deve merecer um artigo próprio aqui no blog, pois os desafios técnicos foram significativos na produção desse filme. Bem, o mais interessante da revista é que a mesma está disponível em espanhol, o que deve facilitar o acesso as pessoas que não gostam de material em inglês.

revista-renderout-13-download-gratuito.jpg

Assim como sempre faço nesses casos, montei uma lista com os artigos da revista para ajudar selecionar o conteúdo:

  • Produzindo uma cena estilo cartoon no Maya 2010: O autor mostra como foi capaz de criar uma cena estilo cartoon, com objetos estilizados partindo apenas de um pequeno esboço.
  • A história de Carl Barks e a ilustração na Disney: Se você não conhece a história da ilustração e quadrinhos, deve ler esse artigo sobre um dos maiores ilustradores da Disney.
  • Modelando um soldado no 3ds Max 2009, Zbrush e Photoshop: Ótimo artigo para pessoas interessadas em modelagem de personagens complexos. Aqui no caso, o tema é a criação de um soldado muito bem detalhado e realista que envolve modelagem poligonal e escultura digital também.
  • Especial sobre Avatar: Aqui temos um artigo bem extenso e completo sobre a história e a produção do que está para se tornar o maior sucesso comercial do cinema de todos os tempos. Mas, tudo isso tem os seus méritos e o filme se mostra muito bem montado no que se refere a história. No caso do artigo da revista, o autor se apega aos detalhes técnicos como a câmera de captura de performance e os desafios para as equipes de computação gráfica. Se você trabalha ou estuda computação gráfica 3d e gostou do filme, esse artigo é imperdível.
  • Renderização de interiores com 3ds Max e V-Ray: O artigo aborda a criação de uma cena interna muito bem detalhada para arquitetura. A sala é composta de vários móveis e objetos no estilo clássico. O destaque no artigo é a configuração dos materiais do V-Ray e painéis de render que aparecem quase nas páginas inteiras.
  • Entrevista com Alex Romano: Nesse artigo um artista chamado Alex Romano é entrevistado no que se refere ao seu trabalho como artista de computação gráfica, com destaque para suas belíssimas imagens criadas com 3ds Max e V-Ray.
  • Modelagem e renderização de uma catedral com 3ds Max e Mental Ray: Mais um projeto com temas relacionados a visualização para arquitetura. Nesse caso o escopo envolve a criação de uma catedral que é renderizada usando o Mental Ray.
  • Modelagem automotiva com o Maya (Mercedes 260D – W138): Esse artigo mostra como é possível criar um carro antigo usando o Maya. O destaque do tutorial é a parte de composição e as explicações do artista sobre a divisão de cada camada no render, para elementos como sombras e reflexões.
  • Entrevista com o animador Miguel Angel Jimenez: Aqui temos um artigo excelente para os interessados em seguir carreira como animadores. O entrevistado conta como começou a trabalhar na área e os desafios que venceu e precisa superar ainda para ser um animador de sucesso.

Para fazer download da revista RenderOut! 13 e dos números anteriores também, visite o link. Como o download é totalmente gratuito, os números anteriores também podem ser copiados sem nenhum problema.