O Blender 2.50 apresenta vários novos recursos que estão atraindo a atenção de diversos usuários e artistas, inclusive de outras ferramentas como o 3ds Max, para ao menos experimentar o Blender como opção para uma possível migração. Entre os usuários mais antigos do Blender a aceitação das mudanças é muito positiva, mas ainda existem pessoas que não aderiram completamente ao novo Blender, principalmente devido a ausência de scripts que facilitam o trabalho nas versões anteriores ao 2.4x. Como exemplo de script que faz grande falta na versão 2.50 podemos citar os especializados em integrar o Blender com renderizadores externos como o YafaRay e LuxRender. Até o presente momento a documentação da nova API do Blender não está pronta, o que dificulta um pouco o processo de atualização desses scripts.
Mas, um usuário do Blender resolveu fazer um experimento e conseguiu criar um script, mesmo que simplificado, para exportar cenas do Blender 2.50 para o YafaRay. Esse artista se chama Silvio Falcinelli e o mesmo publicou o script beta para o YafaRay nesse endereço. O texto está em Italiano, mas é bem fácil de localizar o link no texto. Antes de fazer o download do arquivo é importante ressaltar que o mesmo só funciona na versão Alpha 2 do Blender 2.50. É extremamente importante ter o Python 3.1 instalado e o próprio YafaRay.
Assim que você copiar o script, procure nas pastas do Blender 2.50 o seguinte caminho \.blender\scripts\io e copie o script lá. Com o script no local correto, ao abrir o Blender 2.50 teremos a seguinte opção na seleção do render:
Esse é o método para trocar o renderizador do Blender 2.50. Quando escolhemos o YafaRay, o painel de render muda para mostrar as opções do renderizador. Essas são as telas:
As opções existentes nesse script ainda não englobam a totalidade dos parâmetros do YafaRay, mas já é um bom exemplo de como será um provável script oficial oferecido pela comunidade de usuários do YafaRay. Antes de correr para fazer o download é bom avisar que o script é bem instável, e nos testes que realizei aqui o render foi iniciado, mas o resultado final foi bem estranho ou mesmo distorcido.
Se você usa o YafaRay profissionalmente, recomendo ficar o 2.49. Essa ferramenta é para os destemidos e corajosos que não se importam com uma ferramenta ainda em desenvolvimento.
Interessante, o Yafaray tem um tempo de render muito bom, e sabendo configurá-lo consegue-se resultados muito satisfatórios, vou esperar pela versão oficial pra tester.
Meu caro amigo Allan o que vou lhe pedir não tem nada a ver com o assunto acima, eu sou usuario do 3D Studio e AutoCad mas adorei o Blender.
Meu caro sou arquiteto e apesar de ver alguns tutoriais o que eu consegui e é direcionado a minha àrea os comandos não aparecem tornado assim muito difícil esperimentá-los.
Infelizmente tenho urgência da migração pois tenho projetos andando e já gostaria muito de utilizar o Blender, adquiri seu livro que é ótimo, mas se vc puder me dar alguma dica aonde posso encontrar um tutorial, para queimar etapas agradeço muito e ao mesmo tempo gostaria de agradecer muito os seus E-Mails que são uma luz para os novatos. E ainda mais do Papa do Blender.
Abraços
Celso Fontes
olá, não tenho comentário fazer
Boa noite José Celso! Td bem? vi seu comentário acima e acho que vc pode encontrar um material muito legal neste link: http://calebfs.wordpress.com/tutoriais/
Inclusive já da versão 2.50 do Blender. Aproveitando, um grande abraço ao Allan, nosso mestre!
Abs.
Silvio Carlos.
Allan sabe dizer se ja existe algum script “não oficial” do lux render para Blender 2.50 ???
Oi Thiago,
Ainda não, só esse para o YafaRay mesmo.
Abraços
Segui as orientações, mas não aparece a opção para o script.