Blender 2.50 e YafaRay – Script não oficial

Compartilhe o artigo!

O Blender 2.50 apresenta vários novos recursos que estão atraindo a atenção de diversos usuários e artistas, inclusive de outras ferramentas como o 3ds Max, para ao menos experimentar o Blender como opção para uma possível migração. Entre os usuários mais antigos do Blender a aceitação das mudanças é muito positiva, mas ainda existem pessoas que não aderiram completamente ao novo Blender, principalmente devido a ausência de scripts que facilitam o trabalho nas versões anteriores ao 2.4x. Como exemplo de script que faz grande falta na versão 2.50 podemos citar os especializados em integrar o Blender com renderizadores externos como o YafaRay e LuxRender. Até o presente momento a documentação da nova API do Blender não está pronta, o que dificulta um pouco o processo de atualização desses scripts.

Mas, um usuário do Blender resolveu fazer um experimento e conseguiu criar um script, mesmo que simplificado, para exportar cenas do Blender 2.50 para o YafaRay. Esse artista se chama Silvio Falcinelli e o mesmo publicou o script beta para o YafaRay nesse endereço. O texto está em Italiano, mas é bem fácil de localizar o link no texto. Antes de fazer o download do arquivo é importante ressaltar que o mesmo só funciona na versão Alpha 2 do Blender 2.50. É extremamente importante ter o Python 3.1 instalado e o próprio YafaRay.

Assim que você copiar o script, procure nas pastas do Blender 2.50 o seguinte caminho \.blender\scripts\io e copie o script lá. Com o script no local correto, ao abrir o Blender 2.50 teremos a seguinte opção na seleção do render:

blender-250-yafaray-render-script-01.png

Esse é o método para trocar o renderizador do Blender 2.50. Quando escolhemos o YafaRay, o painel de render muda para mostrar as opções do renderizador. Essas são as telas:

blender-250-yafaray-render-script-02.png

As opções existentes nesse script ainda não englobam a totalidade dos parâmetros do YafaRay, mas já é um bom exemplo de como será um provável script oficial oferecido pela comunidade de usuários do YafaRay. Antes de correr para fazer o download é bom avisar que o script é bem instável, e nos testes que realizei aqui o render foi iniciado, mas o resultado final foi bem estranho ou mesmo distorcido.

Se você usa o YafaRay profissionalmente, recomendo ficar o 2.49. Essa ferramenta é para os destemidos e corajosos que não se importam com uma ferramenta ainda em desenvolvimento.

Autor: Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

7 comentários em “Blender 2.50 e YafaRay – Script não oficial”

  1. Interessante, o Yafaray tem um tempo de render muito bom, e sabendo configurá-lo consegue-se resultados muito satisfatórios, vou esperar pela versão oficial pra tester.

  2. Meu caro amigo Allan o que vou lhe pedir não tem nada a ver com o assunto acima, eu sou usuario do 3D Studio e AutoCad mas adorei o Blender.
    Meu caro sou arquiteto e apesar de ver alguns tutoriais o que eu consegui e é direcionado a minha àrea os comandos não aparecem tornado assim muito difícil esperimentá-los.
    Infelizmente tenho urgência da migração pois tenho projetos andando e já gostaria muito de utilizar o Blender, adquiri seu livro que é ótimo, mas se vc puder me dar alguma dica aonde posso encontrar um tutorial, para queimar etapas agradeço muito e ao mesmo tempo gostaria de agradecer muito os seus E-Mails que são uma luz para os novatos. E ainda mais do Papa do Blender.

    Abraços
    Celso Fontes

  3. Boa noite José Celso! Td bem? vi seu comentário acima e acho que vc pode encontrar um material muito legal neste link: http://calebfs.wordpress.com/tutoriais/
    Inclusive já da versão 2.50 do Blender. Aproveitando, um grande abraço ao Allan, nosso mestre!
    Abs.
    Silvio Carlos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.