A criação de fluidos e líquido em 3d já é uma tarefa extremamente complicada devido a natureza caótica dos objetos envolvidos, e quando o objeto em questão ainda precisa ser configurado com elementos como transparência em vários níveis a coisa complica significativamente. Um dos exercícios que sempre faço com meus alunos nas aulas sobre materiais avançados e transparência é o de líquido dentro de um copo. Mesmo que o líquido esteja parado e sem deformações no recipiente, a simples configuração de diferentes níveis de transparência é um ótimo teste para os conhecimentos recém adquiridos.

Caso você já tenha tentado modelar e configurar a mesma cena sem muito sucesso, existe um tutorial muito simples de seguir que demonstra o processo completo de modelagem de uma taça com líquido dentro. Essa taça poderia muito bem representar vinho ou outro líquido, mas a natureza do mesmo não é importante. O tutorial está dividido em duas partes, sendo a primeira dedicada a modelagem dos objetos e na segunda parte temos a configuração da cena e dos materiais. Os softwares usados para a modelagem e renderização são o Blender e o LuxRender respectivamente.

A parte sobre modelagem não reserva nenhum segredo em especial, o autor usou basicamente polígonos para representar a taça e o objeto que representa o fluido. O sistema de simulações físicas do Blender não foi usado para representar o líquido.

Para as pessoas interessadas apenas no ajuste dos materiais e da cena como um todo, recomendo assistir apenas ao segundo vídeo. Nessa parte o autor prepara uma simulação semelhante ao que é feita em estúdios fotográficos, conhecida como “Studio Setup”. O segredo para fazer uma simulação como essa, é posicionar pontos de luz em locais estratégicos para que os materiais reflexivos, como o vidro usado na taça reflita a luz e gere um efeito mais realista. Na imagem final podemos perceber pelar partes mais claras no vidro.

Depois é só esperar um pouco na renderização do LuxRender, para que a granulação da imagem seja filtrada e a imagem final fique limpa.

Os vídeos não possuem áudio, portanto será necessário seguir os passos realizados no vídeo para conseguir o mesmo efeito ou adaptar os ajustes apresentados nos seus próprios projetos.