O Instituto Blender está preparando mais um DVD de treinamento chamado Chaos & Evolutions que tem como autor David Leroy, integrante da equipe que está produzindo o projeto Durian que resultará na animação Sintel. Esse DVD é focado em aspectos artísticos e práticos do design de personagens e criaturas, essencial para que qualquer projeto de animação envolvendo personagens tenha sucesso. O material está em pré-venda na loja da Fundação Blender e deve começar a ser enviado ainda esse mês. Para que você possa ter uma idéia mais realista sobre como será esse treinamento em DVD, um vídeo de demonstração que estará no DVD foi publicado no canal da Fundação Blender no Youtube.

É um vídeo de quase 20 minutos e que mostra parte do conteúdo relacionado com design de personagens.

O autor mostra no vídeo o processo de criação e proporções relacionadas ao design de personagens virtuais, para animações ou outros projetos que envolvem personagens. A parte de design dos personagens geralmente é feita por artistas especializados, que apresentam diversos testes e estudos para um supervisor ou diretor. Sempre com base nessas imagens e conceitos é que a equipe responsável pela modelagem 3d começa a trabalhar na criação dos personagens virtuais.

No decorrer desse vídeo, podemos acompanhar como o autor começa explicando noções de anatomia e quais as melhores proporções para cada morfologia diferente de personagem. Por exemplo, como fazer com que personagens pareçam ter mais músculos que outros? Depois disso, o processo de desenho e criação desse material gráfico começa nos softwares de pintura e segue ao longo de todo o vídeo no formato timelapse. Para seguir os procedimentos e tentar criar seus próprios personagens usando essas técnicas, é extremamente recomendável usar uma tablet para ajudar no desenho e esboço dos personagens.

Se você é artista 3d e gostaria de começar a trabalhar com design conceitual de personagens, esse é o material ideal para que as habilidades necessárias para criar esses conceitos sejam trabalhados no Blender. Quando o conceito do personagem estiver pronto e bem definido, basta abrir o Blender e começar a modelar o personagem para animação ou compor uma imagem estática. O importante é que todas as decisões importantes foram tomadas na arte conceitual, acelerando significativamente a modelagem 3d.

O DVD pode ser encomendado nesse endereço. Eu já encomendei a minha cópia do DVD.