O Google Summer of Code 2010 está começando a receber trabalhos e projetos envolvendo o desenvolvimento e melhoria de softwares abertos. Para quem não conhece o Summer Of Code, ele é uma iniciativa do Google para oferecer atividades remuneradas para os estudantes de computação em férias no hemisfério norte. Eles aproveitariam o tempo extra nas férias de verão para trabalhar em projetos de melhoria para softwares de código aberto como o Blender, GIMP e Inkscape. Esse ano o YafaRay está tentando ter algum projeto aceito no SoC, mas isso depende da proposta feita pelo estudante interessado em melhorar o software escolhido.

Tudo isso é feito com apoio financeiro de cinco mil dólares para o estudante que conseguir terminar o projeto.

Esse ano o Blender está participando do projeto com diversas idéias e propostas. Para ajudar os estudantes que queiram se engajar em desenvolver partes do Blender, existe uma série de idéias para novos recursos que podem ser desenvolvidos para o Blender nessa página. Entre as idéias dos projetos estão diversos itens que podem ajudar significativamente o uso do Blender.

Para ajudar no entendimento das propostas, compilei uma pequena lista com os destaques dessas propostas:

  • Melhorar o módulo de escultura digital com inclusão de novos pincéis e suporte a novas ferramentas;
  • Melhorar o sistema de texturas com adição ao suporte de composição em múltiplas camadas;
  • Integrar o Blender como Ptex para melhor manipular texturas UV. Esse é o aplicativo disponibilizado pela Disney para abolir o uso de texturas UV;
  • Adicionar técnica para retopologia automática baseada em faces quadradas;
  • Criação automática de Seams para texturas UV;
  • Reformular um editor visual de relacionamentos e hierarquias;
  • Integrar a engine Bullet no sistema de física para animação;

As sugestões de projetos são apenas idéias oferecidas aos estudantes que queiram trabalhar no projeto. Só para lembrar que apesar do projeto ser direcionado para acadêmicos do hemisfério norte, nada impede que estudantes aqui do Brasil ou outros países participem do projeto.

O fato de o projeto ser aceito não é garantia que o mesmo seja finalizado, ficando a cargo do estudante e de seu mentor finalizar o projeto. Existem diversas ferramentas do Blender como o modificador Shrinkwrap e outros oriundos de iniciativas do Summer of Code. Agora é torcer para que os projetos submetidos sejam aceitos, e que o YafaRay também acabe sendo aceito no projeto. Uma das idéias do YafaRay é a integração com o Blender 2.50.

Para saber mais sobre o Google Summer of Code 2010, visite a sua página oficial.