Nos projetos de visualização para arquitetura sempre existe um tipo de ambiente ou projeto que é pior de executar que outro, e acaba representando um grande desafio para qualquer artista, por mais especializado que ele seja. Entre as diversas opções e cenários disponíveis, se tivesse que escolher apenas um tipo de ambiente, eu diria que o design de interiores envolvendo cozinhas é um dos mais difícies. A razão para isso é bem simples, você já prestou atenção na quantidade de detalhes e pequenos objetos existentes nas imagens de cozinhas? Imagine uma mesa de jantar cheia de copos, pratos, talheres, itens de decoração e você terá o visual de um dos tipos de projeto mais trabalhosos que existe.

A melhor maneira de se preparar para criar esse tipo de projeto é a prática constante, e a seleção de blocos e objetos que possam compor rápido qualquer tipo de cena. Se você nunca tentou criar a sua própria cozinha, encontrei um tutorial em vídeo que mostra o procedimento para criar um armário no Blender, e depois renderizar a cena no YafaRay. O resultado do vídeo é muito bom!

O vídeo está no formato timelapse, em que a ação é acelerada:

A técnica usada pelo autor do tutorial para trabalhar a modelagem é a já conhecida e simples Box Modeling, em que uma primitiva geométrica é criada e deformada até que a forma desejada seja atingida. Nesse processo, o artista basicamente usa um conjunto de extrudes e transformações. Uma coisa para a qual você deve atentar são os chanfros adicionados nas bordas dos modelos 3d. Esse é um requisito fundamental para conseguir realismo com modelos 3d. Os modelos com bordas bem definidas, acabam parecendo muito artificiais, pois esse tipo de borda não existe no mundo real.

No final do vídeo o artista escolhe como cenário para a sua renderização o chamado ambiente de estúdio, que tenta simular o efeito conseguido em estúdios fotográficos e se mostra muito eficiente na visualização de objetos e produtos. O resultado final do render é muito bom, e pode servir de inspiração para que você comece a modelar e renderizar a sua própria cozinha. Acredite, você ainda vai precisar modelar uma, mesmo que seja cenário para animação ou efeitos especiais.