Entre os renderizadores existentes para o Blender, o que melhor produz resultados para renderização de ambientes externos é o LuxRender. Ele é a melhor opçõa de render dos que são distribuídos em código aberto, para criar imagens realistas para arquitetura e visualização de produtos. A sua natureza Unbiased faz com que as renderizações e configurações dos materiais sejam na maioria das vezes, baseadas em física real. A ferramenta está hoje na versão 0.6, mas o release candidate da versão 0.7 já está disponível para download no web site do LuxRender.

Entre as novidades para essa versão, além de diversas correções de bugs e melhorias, podemos encontrar a absorção de luz baseada em física real, o que pode deixar a renderização de materiais transparentes muito mais realista. Só para você ter uma idéia de como isso pode ajudar, a imagem baixo mostra a aplicação do recurso na criação de água para uma piscina.

luxrender-blender-agua-realista-3d.jpg

Se você quiser aprender como configurar essa cena, e saber mais sobre a absorção, visite esse tutorial sobre LuxRender 0.7.

Além do tutorial, você pode ter interesse em participar do concurso que está escolhendo a splash screen do LuxRender 0.7 quando ele for lançado. Para participar é bem simpes, crie uma imagem com o mais alto grau de realismo, e envie para esse endereço nos fóruns de usuários do LuxRender. Os requisitos de tamanho são simples, a sua imagem deve ter no mínimo 1600 por 900 pixels de tamanho e estar em PNG sem compressão . As cores da imagem devem estar em 24 bits.

Mas, o grande assunto na comunidade de usuários do LuxRender é a existência de um script experimental lançado na última sexta-feira nos fóruns do LuxRender, que permite converter cenas pelo Blender 2.50. A ferramenta é o primeiro script funcional que integra o Blender 2.50 com o LuxRender, mas por enquanto só envia o modelo 3d. Para conseguir renderizar objetos com iluminação e detalhes como materiais e texturas, ainda teremos que esperar.

Assim como aconteceu com o script não oficial para o YafaRay, você deve ter cuidado ao tentar usar ferramentas assim, pois nada foi testado e pode inclusive danificar suas cenas. Portanto, faça backup antes de usar.