O Blender é uma excelente ferramenta para trabalhar com modelagem de de maneira geral, pois pode abordar os mais diferentes projetos e objetivos com técnicas específicas para modelagem orgânica e geométrica. Com o SketchUp a coisa é um pouco diferente devido a sua natural especialidade em trabalhar com modelos 3d mais geométricos, a sua produção é quase que totalmente voltada para arquitetura com algumas variações na modelagem mecânica que também é geométrica. Apesar dessas diferenças, ainda é possível usar ambas as ferramentas com bastante eficácia na modelagem.

Uma das maiores vantagens do SketchUp em relação ao Blender é a grande disponibilidade de modelos 3d de qualidade, e gratuitos disponíveis na 3D Warehouse. Caso você nunca tenha usado as ferramentas em conjunto para produzir imagens para arquitetura, um artista francês publicou um pequeno estudo que mostra como é vantajoso e simples usar em conjunto o SketchUp, Blender e YafaRay para renderização. O ponto fraco em termos de visualização no SketchUp é a renderização realista. Ainda está em desenvolvimento um script que deve permitir exportar cenas para o LuxRender, o que deve ajudar significativamente no processo de consolidação do SketchUp como ferramenta de visualização.

Para ler o tutorial sobre Blender, SketchUp e YafaRay para arquitetura visite esse endereço. O texto está em francês, mas nada que o Google Translator não possa resolver.

O resultado do trabalho do artista francês é a imagem abaixo:

tutorial-sketchup-blender-yafaray-arquitetura-01.jpg

A base para o modelo 3d foi toda criada no SketchUp, inclusive com a adição de modelos 3d e objetos no cenário. Esses mesmos objetos foram posteriormente importados para o Blender, e tiveram a sua malha 3d totalmente editada e limpa. Os modelos oriundos do SketchUp apresentam diversos problemas de topologia como excesso de faces triangulares.

Assim que o modelo 3d estava editado e limpo, o artista trabalhou na configuração da renderização e materiais com o YafaRay. Essa é a parte mais trabalhosa do processo como um todo, pois é necessário editar a configurar o mapeamento UV para cada uma das superfícies do modelo 3d perfazendo o objeto completo. Com todas as texturas devidamente posicionadas e configuradas, basta ajustar a posição do sol e ajustar o render.

Com a qualidade da iluminação e materiais exibidos na imagem final, podemos perceber que o trio Blender, SketchUp e YafaRay fazem uma bela combinação de ferramentas gratuitas para ajudar na criação de visualização para arquitetura.