Uma das coisas que teremos que esperar quando o Blender migrar totalmente para a versão 2.50, ou 2.60 na sua versão estável, é a disponibilidade dos inúmeros scripts que permitem encurtar diversas tarefas na ferramenta. Por exemplo, para a criação de cenários de teste com planos inclinados e detalhes existe o excelente Discombobulator. O problema com a migração dessas ferramentas esbarra no fato de que o próprio Blender 2.50 ainda estar sendo desenvolvido e alterado, e a nova API do Python para essa versão ainda é desconhecida pela maioria dos autores desses scripts. A vontade em atualizar os scripts por parte dos autores também é fator fundamental para que os mesmos funcionem na versão 2.50.

Até que todos eles, ou a maioria, estejam portados para o Blender 2.50 teremos que eventualmente usar versões em paralelo do Blender para conseguir realizar principalmente tarefas de modelagem como é o caso do Discombobulator.

Mas, já começam a aparecer diversas iniciativas de bons scripts para o Blender 2.50. Um deles tem como objetivo criar de maneira automatizada objetos que se repetem em padrões sobre um caminho definido. Nesse caso podemos usar como exemplo para aplicação da ferramenta a criação de uma corrente em 3D. O script para o Blender 2.50 pode ser copiado nesse endereço.

O autor do script publicou um vídeo que demonstra a aplicação da ferramenta. É importante ressaltar que esse script ainda não está finalizado, mas já pode muito bem ser testado junto com o Blender 2.50.

Chain Script from blenderscripts on Vimeo.

O princípio de funcionamento do script é bem simples, e consiste apenas na criação de um modelo já com as argolas das correntes já criadas. Depois que objeto é adicionado a cena, podemos fazer alterações entrando no modo de edição e redimencionando o objeto de determina o caminho usado pela corrente, e inclusive trocar o modelo base da corrente. No vídeo de exemplo o autor do script mostra como trocar a base da corrente por um cubo. Outra coisa demonstrada no vídeo é que o simples ato de redimensionar o caminho usado pelo script já adiciona diversas cópias dos elementos.

Para os que não tem receio de testar ferramentas ainda em estágio alpha, o script é uma ótima opção para criar elementos repetidos que se copiam sobre caminhos. O uso de Hooks ou keyframes para deformar os vértices do caminho usado pelo script já possibilitam diversos tipos de animação.