A modelagem 3d poligonal exige muito trabalho e planejamento do artista, para evitar os temíveis problemas de topologia que acabam ocorrendo em projetos de modelagem. Esses projetos acabam se revelando perfeitas armadilhas no momento em que o personagem precisa ser animado, mas a malha está organizada de modo a não facilitar esse tipo de animação, ou então nas modificações relacionadas ao modelo 3d. Por exemplo, na modelagem de um cenário que exige a adição de novos edge loops para criar partes diferentes da topologia. Com grandes quantidades de faces triangulares esse tipo de situação acaba sendo inevitável.

Uma das maiores causas de problemas em topologia é a famigerada ferramenta de modelagem chamada de Boolean. Essas operações booleanas são baseadas em ações de união, interseção e subtração de volumes entre sólidos. Apesar de ser uma técnica rápida e tentadora para trabalhar modelos 3d para os mais variados propósitos, o uso desse tipo de ferramenta é muito prejudicial. Mesmo assim, ainda é possível encontrar utilidade para o Boolean em diversas situações.

Se você nunca usou o Boolean em ferramentas como o Modo 401, o tutorial abaixo mostra como usar esse tipo de opção para modelagem 3d no Modo.

Curt Thurston – Booleans in modo from Geoff Swartz on Vimeo.

Para usar esse tipo de ferramenta no Modo, basta acessar o menu Geometry e escolher a opção Boolean e os objetos selecionados são adicionados na sequência do sistema de modelagem. Mesmo o poderoso e aclamado Modo 401 com as suas ferramentas de modelagem ditas revolucionárias ainda oferece a opção de usar esse tipo de sistema de modelagem bem antigo.

O sistema para modelagem é extremamente útil quando sabemos que o objeto alvo da modelagem não sofrerá nenhum tipo de alteração, ou mesmo para demonstrar e criar elementos 3d de maneira rápida. Quando não há tempo para fazer edições ou ajustes finos nos polígonos, as operações Booleanas acabam sendo de grande ajuda. Por isso, só é recomendável usar esse tipo de ferramenta na modelagem quando o tempo é fator fundamental.

Esse é um dos motivos que me fazem recomendar e inclusive citar muito pouco as operações Booleanas em artigos ou tutoriais sobre modelagem 3d. É para fazer os artistas 3d se acostumarem com a sua ausência e quem sabe, resolverem a topologia sempre com polígonos quadrados.