Já faz um bom tempo desde a última vez que publiquei um tutorial sobre modelagem ou qualquer coisa relacionada com o Maya. Dessa vez encontrei um longo e detalhado tutorial de modelagem, usando o novo Maya 2011 e que pode ser aproveitado por outros artistas 3d. Apesar do Maya ter grande aplicação em projetos de grande porte, o mesmo acaba tento pouca penetração em estúdios de pequeno e médio porte, devido ao seu custo e escassez de mão-de-obra. É muito difícil encontrar equipes de pessoas especializadas, ou que tenham conhecimentos necessários para trabalhar com a ferramenta.

No tutorial que encontrei, podemos acompanhar o processo completo de modelagem de uma roda esportiva de carro, que é criada usando as tradicionais técnicas de modelagem poligonal. O vídeo está dividido em dez partes, perfazendo mais de uma hora de material sobre o Maya 2011.

O processo de criação do modelo 3d é simples, mas requer disciplina e o uso correto das ferramentas de modelagem por subdivisão. Como é comum nesse tipo de projeto, o autor do vídeo usa como referência para a modelagem uma foto de roda. É usando a referência dessa fotografia que ele consegue criar os elementos do modelo 3d sem nenhum tipo de informação numérica.

Os primeiros vídeos abordam a criação da base desse modelo 3d, usando apenas uma estrutura simples, e depois do sexto vídeo o autor se dedica a adicionar detalhes pequenos no modelo 3d. Para quem nunca usou o Maya para trabalhos de modelagem 3d, essa é uma excelente oportunidade de aprender como ele pode criar objetos baseados em polígonos. Os usuários do Maya podem conhecer e verificar as diferenças para a versão 2011.

No caso dos outros usuários e artistas 3d, o segredo para aproveitar esse material é usar as mesmas técnicas apresentadas no vídeo, e que estão presentes na maioria dos softwares e reproduzir o modelo no seu software preferido. Por exemplo, todos os softwares 3d apresentam opções para criar extrude, transformações e manipular polígonos. A única coisa que você precisa é uma fotografia de roda e um pouco de paciência para assistir aos dez vídeos dessa coleção de tutoriais.