A escultura digital é uma categoria da modelagem 3d que exige muito dos artistas 3d, principalmente no que se refere a habilidade e experiências prévias com sistemas de escultura tradicionais. Na modelagem poligonal ou baseada em curvas como o NURBS, podemos passar para uma abordagem mais técnica que gera excelentes resultados. Mas, quando o tema é escultura não tem solução, esse tipo de habilidade no manejo e decisão de quando e onde a superfície deve ser editada é fundamental. Para os que gostam de escultura e pretendem se especializar, existem diversas opções de softwares com opções avançadas como o ZBrush e MudBox, ou mesmo o Blender com seu poderoso módulo de escultura.

Se você quiser praticar a escultura digital, mas não tem interesse em dedicar tempo e dinheiro para adquirir uma licença do ZBrush ou MudBox ou aprender o funcionamento do Blender, acabou de ser lançada uma solução totalmente gratuita dedicada a escultura digital. O software chamado de Sculptris é um Freeware que pode ser copiado e usado sem custo algum.

Esse software foi desenvolvido por uma pessoa chamada Tomas Petterson tendo como objetivo apenas a chance de criar uma ferramenta de escultura no seu tempo livre, e sem nenhum tipo de iniciativa para competir com ferramentas mais desenvolvidas ou mesmo comercializar o software.

O vídeo abaixo mostra um pouco do do que o Sculptris pode fazer em termos de escultura digital:

Um ponto negativo para o Sculptris é que o software está disponível apenas para sistemas Windows de 32 bits.

Na demonstração podemos perceber a simplicidade da ferramenta, o que deve agradar muito as pessoas com pouca ou nenhuma experiência com a escultura digital, mas deve frustrar os usuários avançados acostumados com as facilidades de softwares especializados nesse tipo de tarefa. Encare o uso do Sculptris como uma opção rápida e de aprendizado para desenvolver as suas habilidades com ferramentas de escultura. Uma coisa que pode ajudar muito nesse tipo de atividade é o uso de uma mesa digitalizadora, que pode deixar o processo de escultura mais natural.

Mesmo sendo simples e disponível apenas para a plataforma Windows, o Sculptris é uma ótima opção para artistas com pouca experiência e que desejem trabalhar com mais esse tipo de modelagem.