A animação de personagens sempre é um assunto que demanda atenção e muito trabalho para conseguir realizar os movimentos e dinâmica para representar bem os movimentos desejados. Mas, antes de conseguir trabalhar com a animação em si, precisamos configurar os personagens ara receber as animações. Em grandes estúdios e empresas com divisões mais claras de tarefas, existem artistas especializados apenas na configuração e ajuste dos personagens, para que os mesmos recebam os movimentos. Algumas pessoas, inclusive eu, consideram que o ajuste desses personagens é também uma arte assim como a animação.

Para conseguir ajustar personagens 3d, podemos usar diversas técnicas e artifícios para configurar esses personagens, entre essas técnicas temos as que envolvem animação procedural. Esse tipo de animação é configurada de maneira que algoritmos ou scripts controlem o movimento dos objetos, para deixar o controle de múltiplos personagens ou criaturas como um polvo com vários membros mais simples.

Um animador de personagens chamado Félix Joleanes, conseguiu elaborar um script em MAXScript que simula de maneira verossímil o movimento orgânico de tentáculos no 3dsmax, que podem ser aproveitados nas mais diversas animações. O vídeo abaixo mostra um exemplo do uso do seu script com um tipo de sentinela estilo Matrix:

Tentacle rig from Felix Joleanes on Vimeo.

O script pode ser copiado de maneira gratuita no endereço indicado no parágrafo anterior e aproveitado para projetos envolvendo personagens semelhantes. Se o seu interesse é também em aprender como o autor conseguiu chegar nessa ferramenta, o artista apresenta as equações que fizeram com que ele chegasse até o resultado final na mesma página.

Já comentei sobre esse tipo de ferramenta aqui no blog anteriormente, mostrando outra técnica para criar de maneira automatizada tentáculos no 3ds Max, que podem também interessar aos animadores e usuários do software.

Esse é o tipo de ferramenta que sempre queremos ter por perto em projetos que envolvem animações ou movimentos complexos de personagens. É por esse motivo que as empresas contratam engenheiros de software ou pessoas com experiência no desenvolvimento de scripts para animação. Dependendo do projeto é possível ganhar muito tempo com ferramentas personalizadas para animação como essas, principalmente em animação de personagens. Por isso, sempre recomendo para meus alunos estudar tanto a parte artística da animação 3d como a técnica a fundo.