Os projetos de visualização que usam computação gráfica geralmente tem como objetivo reproduzir ambientes limpos e perfeitos, sem as imperfeições e detalhes que caracterizam os espaços já usados por pessoas. Esse é o padrão para projetos que pretendem vender arquitetura, contar histórias e na publicidade. Nos softwares de modelagem e animação 3d é simples criar elementos perfeitos na forma e acabamento, sendo inclusive recomendado deformar um pouco a geometria e alterar texturas para aumentar o realismo. O contrário desse resultado que seria adicionar sujeira e outros elementos para transformar os ambientes em espaços antigos e velhos é bem trabalhoso e envolve uso intenso de texturas e deformações na geometria.

Se você nunca tentou realizar esse tipo de ambientação, usando elementos antigos e velhos, a oportunidade para criar esses cenários pode ter surgido com o concurso anual da comunidade do YafaRay. Alguns dias atrás foi lançado o concurso na sua edição 2010, em que se encontram enquadrados nesse meio muitos artistas do Blender 3d. O tema do concurso é exatamente a criação de cenários e objetos antigos e esquecidos.

Nesse contexto podemos destacar também ruínas e outros tipos de espaços antigos. Na própria página do concurso existe uma vasta lista de referências de modelagem para o tema, que podem ser úteis até para pessoas que não sejam usuários do Blender e YafaRay.

Claro que para que seu trabalho seja elegível de participação no concurso, o mesmo deve ter sido renderizado no YafaRay e estar em concordância com as regras expostas no link indicado no início do artigo. A participação nesses concursos é sempre uma boa oportunidade de testar as nossas habilidades e criar coisas um pouco diferentes do circuito comercial.

O YafaRay é um renderizador de código aberto gratuito que funciona junto com o Blender. Hoje só é possível aproveitar o software na sua plenitude usando a versão 2.49 do Blender que até o final do ano deve ser substituída pela 2.60. Existe um projeto em andamento para criar um script que exporte cenas do Blender 2.5 versão de desenvolvimento para o YafaRay. Esse projeto está inclusive sendo realizado por um Brasileiro chamado Victor Oliveira, além de outro projeto parte do Google Summer of Code 2010. Até agora nenhum arquivo ou versão experimental do script foi disponibilizado, mas assim que for lançado eu aviso aqui no blog. Portanto, será necessário realizar o projeto no Blender 2.49.