O mercado de computação gráfica destinado aos efeitos especiais com fogo e fluidos é dominado por várias empresas especializadas nesse segmento, podemos listar vários softwares que trabalham em conjunto com o 3dsmax para gerar esses tipos de efeitos. Entre os nomes estão o FumeFX, Thinking Particles, Krakatoa e vários outros. Agora o Chaos Group acaba de estrear nesse segmento com o seu Phoenix FD que tenta ganhar mercado frente a concorrência já estabelecida. Para que não conhece o Chaos Group, eles são os desenvolvedores do V-Ray e por muito tempo não tiveram outro produto com tanto destaque como o conhecido renderizador.

Na última Siggraph eles apresentaram ao mercado a sua solução para gerar efeitos com fluidos e partículas que tem como objetivo gerar simulações como essa:

Esse tipo de vídeo é típico dos softwares especializados em criar efeitos com partículas, gerando fogo e outros fenômenos atmosféricos que seriam muito trabalhosos de gerar sem ferramentas especializadas nesse tipo de efeito.

Mas, como isso funciona?

Para ajudar na divulgação do software o Chaos Group preparou vários tutoriais e guia sobre o software e os publicou no seu canal do Youtube. Um desses vídeos apresenta de maneira rápida o modo com que a ferramenta trabalha, que não é muito diferente do que já estamos acostumados em outras opções do gênero. O vídeo mostra como criar de maneira rápida efeitos relacionados a combustão.

O processo é simples e começa com a definição da área em que o efeito será gerado, processo muito semelhante ao que acontece em outras ferramentas como o FumeFX. Depois que a área do efeito está bem delimitada com um volume próprio, podemos selecionar um objeto que será o emissor das partículas. De maneira geral a animação parece ser bem fluida e rápida, mas isso se deve também pelo fato do hardware usado para gravar o tutorial ser de excelente qualidade.

Se você é usuário do 3dsmax e procura por opções integradas a interface do software para trabalhar com efeitos usando partículas e fluidos, deve considerar o Phoenix FD. Mesmo sendo novo nessa área o software apresenta vários efeitos avançados e deve ajudar muito a gerar simulações avançadas com fogo, líquidos e muito mais.