[optin-monster-shortcode id=”hh7oslsimfs1txxsidzm”]

Na representação de projetos envolvendo arquitetura a presença de diversas peças gráficas é de grande importância para ajudar no entendimento da edificação. A quantidade e qualidade dessas peças é diretamente proporcional ao entendimento que pessoas externas ao grupo de design tem sobre a sua forma e organização. Entre essas peças gráficas está o chamado corte. A importância dessa peça gráfica está no fato de possibilitar a visualização interna do projeto, como partes críticas envolvendo escadas ou outros elementos construtivos. No SketchUp podemos criar esse tipo de representação de maneira bem simples, usando ferramentas próprias para isso.

Mas, ainda é necessário trabalhar com o preenchimento das áreas em corte para destacar a visualização. O tutorial abaixo mostra duas técnicas para adicionar esse tipo de preenchimento em paredes cortadas com a ferramenta section do SketchUp. O tutorial aproveita uma propriedade interessante dos planos no SketchUp, que é a de receber cores de maneira independente em lados opostos.

O vídeo começa mostrando um pouco de como fazer esse tipo de corte usando a ferramenta section que é fácil de usar. Depois o autor aponta as paredes resultantes e explica o procedimento, que será o de adicionar cores sólidas nas áreas vazadas da parede.

A primeira técnica envolve o uso da ferramenta de pintura, o balde, que pode ser usado para pintar faces de maneira individual. Para pintar as faces internas, inclusive as que estão conectadas a essa superfície, podemos manter a tecla CTRL pressionada enquanto acionamos a ferramenta sobre qualquer uma das superfícies internas da parede. Isso resulta no preenchimento das faces com a cor escolhida, nesse caso a cor preta.

O segundo método usado pelo autor do vídeo para trabalhar o preenchimento envolve o uso painel Styles do SketchUp, em que podemos alterar os parâmetros do estilo usado para gerar o mesmo efeito.

Ambos os métodos são válidos e podem gerar ótimos resultados, principalmente se você pretende trabalhar com pranchas impressas no Layout. Os métodos funcionam muito bem no SketchUp 8. E pensar que antigamente esse tipo de ilustração precisava ser pintada com nanquim em folhas de papel vegetal.