O artigo em que comento o uso do Blender para a produção de um comercial com a atriz Nicole Kidman, rendeu muitos comentários no Twitter e mensagens pelo formulário de contato. É sempre animador encontrar trabalhos de qualidade desenvolvidos com o Blender, principalmente quando já conhecíamos o vídeo e não sabíamos que era o Blender a base para a produção. Hoje pela manhã recebi um e-mail do leitor ark4n, me indicando um artigo publicado na BlenderNation em agosto com um comercial produzido com o Blender, mas dessa vez na Rússia.
Esse artigo foi publicado na época em que o Blender 3D – Guia do Usuário estava sendo atualizado para a versão 2.53, o que acabou fazendo com que o material de excelente qualidade passasse despercebido aqui no Blog. Mas, graças ao lembrete do ark4an, o deslize está sendo corrigido.
O comercial apresenta uma marca de refrigerante:
Напитки «Фрутмотив» from Alexander Zubkov on Vimeo.
Junto com o comercial, podemos acompanhar um pequeno making of da produção, mostrando o processo de criação do material com o Blender.
Кратко о работе над «Фрутмотивом» from Alexander Zubkov on Vimeo.
Para os que não conseguiram identificar, a versão do Blender usada na produção desse comercial foi provavelmente a 2.49.
O vídeo da produção é bem curto, mas mostra muitas coisas interessantes sobre a gravação desse material. O primeiro ponto interessante é a existência de objetos reais que posteriormente são convertidos em elementos virtuais na composição. A pedra de gelo é referenciada com um bloco de cor azul, que é removida depois usando chroma key. Nas superfícies do balcão é possível identificar também várias marcações que são usadas para mapear a superfície usada pelo personagem. Com a adição de um plano alinhado com essas marcações é possível trabalhar com elementos virtuais perfeitamente posicionados sobre essa superfície.
A qualidade do material como um todo é excelente, e só confirma o que os usuários mais experientes na ferramenta já conhecem, que é a sua capacidade em produzir conteúdo gráfico de alto nível.
Assim como já comentei no artigo anterior, caso você conheça mais algum comercial ou material produzido com o Blender para TV ou Cinema, envie uma mensagem pelo formulário de contato ou Twitter, para que o mesmo possa ser devidamente divulgado.
Gostaria que vc falasse como fica a questão de licença para uso do programa comercialmente Allan???
Grande Abraço
Venho acompanhando seu site por longo tempo. Também tenho seus livros.
Segue a dica…
Outros comerciais bem conhecidos, os da Ricardo Eletro: “http://vimeo.com/user703524/videos”
Excelente video, altissima qualidade o comercial, mais uma vez o blender mostra-se uma ferramenta poderosa.
Oi Marcelo,
Não tem problema algum. É de gpl. Você pode produzir e comercializar o material sem problemas.
Incrível. Isso mostra o poder que o blender possui, pois por mais estranho que pareça, tem pessoas que não acreditam no software.
Parabéns, ótimo resultado.