A maioria dos tutoriais e material de referência para animação 3d tem como objetivo ensinar e demonstrar a criação de movimento, usando personagens antropomórficos como base. Isso é natural, se considerarmos que boa parte das animações são focadas nesse tipo de personagem é fácil compreender a razão para essa abundância de informações. Agora, e se precisarmos animar outros tipos de personagens com estruturas diferentes, como é o caso de pássaros? Quando esse tipo de projeto aparece, precisamos recorrer a documentários e material em vídeo para referência. Se você conhecer um ornitólogo ajuda também, mas o material de referência ainda é fundamental.

Um guia muito interessante para as pessoas que gostariam de compreender a mecânica que envolve o movimento das asas dos pássaros em animação, pode ser encontrado nesse endereço que mostra como configurar asas para animação. O material é muito interessante por vários aspectos, sendo o primeiro a sua natureza quase que inédita desse tipo de guia, e a quantidade de detalhes adicionados pelo autor do guia.

animacao-asas.jpg

Entre as principais características desse tipo de movimento está a relação de escala e dinâmica que o movimento das asas causa no corpo da criatura. Observe os aspectos inerentes ao alinhamento e principalmente a configuração das deformações das asas. Esse tipo de aspecto deve receber especial atenção de animadores sem prática nesse tipo de personagem, pois a configuração dos ossos e deformações pode demandar diversos pequenos controles, dependendo dos requisitos de cada projeto.

O guia em si ainda é fortemente embasado em fotografias de aves reais em pleno voo, e também dezenas de vídeos usados como referência para estudos de biodinâmica.

No guia ainda podemos encontrar uma comparação direta entra a estrutura de um braço humano e o das asas dos pássaros, que pode servir como guia para compreender o funcionamento e ajuste na animação.

Para as pessoas que pretendem se engajar em qualquer tipo de iniciativa que envolva a animação de aves, ou personagens com asas, o guia servirá como ponto de partida para a criação dos movimentos, e a validação dos movimentos com elementos reais. Esse é um excelente exercício para as pessoas procurando desafios diferentes na configuração e animação de personagens.

Nem só de humanóides vivem os animadores.