Desde ontem à tarde o Blender está com uma nova versão pronta para ser copiada, agora com a numeração 2.55 e em estágio Beta. Essa ainda é uma versão da ferramenta que pretende filtrar e solucionar todos os possíveis problemas que os usuários estão reportando, abrindo caminho para o lançamento de uma versão estável do Blender 2.5. Segundo o pessoal da fundação Blender reportou em mensagens na lista de discussão, usada para troca de informações entre os desenvolvedores, o Blender 2.55 tem mais de 340 problemas reportados por usuários já solucionados.

A nova splash screen está muito legal e seguindo a tradição faz referencia a Sintel. A imagem abaixo mostra a imagem usada:

blender-255-beta.jpg

Ainda não é possível fazer o download do Blender 2.55 Beta, pois as versões para usuários finais precisam ser compiladas. Mas, caso você não consiga mais esperar, pode tentar usar opções alternativas do 2.55 disponíveis no graphicall.org como eu mesmo estou fazendo. Até agora não encontrei problemas. Depois de algum tempo, visite o local em que todas as versões do Blender ficam disponíveis para download, e copie a versão oficial.

Enquanto não chegamos a uma versão estável da ferramenta, podemos ir acompanhando os diversos projetos que correm em paralelo ao desenvolvimento do Blender 2.5. Nesse ponto do processo, seria complicado fazer mudanças drásticas na estrutura do software como um todo, razão pela qual dificilmente veremos opções como o BMesh sendo implementadas antes da versão estável. O foco agora é a correção de problemas.

Mas, ainda assim é possível encontrar gente trabalhando em adições interessantes a ferramenta, como é o caso do desenvolvedor conhecido como Aligorith. Seu projeto envolve integrar ainda mais a engine Bullet a parte de animação com o Blender. Isso significa dizer que objetos participando de simulações de Rigid Bodies, podem interagir com campos de força. O vídeo abaixo mostra um exemplo desse tipo de interação:

Aligorith Blender Branch – Bullet Integration from Everton Schneider on Vimeo.

Lembre que as pequenas esferas que estão sendo amimadas não são partículas, mas elementos de uma simulação com Rigid Bodies. Com esse tipo de ferramenta será possível trabalhar com simulações baseadas em física de maneira mais realista ainda do que já fazemos hoje, e com uma versão cada vez mais estável.