O mês de outubro foi recheado de eventos importantes para a comunidade de usuários e artistas do Blender. No Brasil tivemos a conferência Blender PRO e na Holanda, a terra natal da Fundação Blender aconteceu a conferência oficial do software, com muitas palestras interessantes e demonstrações de produtos e tecnologias que usam ou aproveitam o Blender. Com o tempo a maioria das palestras e apresentações deve estar disponível em vídeo de maneira totalmente gratuita. Enquanto isso não acontece, podemos aproveitar muitos dos materiais de referência usados nas apresentações como slides e vídeos já dísponíveis para download.

blenderconf-2010.jpg

Para fazer o download do material, que também não está completo, visite esse endereço na página da Fundação Blender.

Para ajudar você a decidir qual seria o material mais interessante para o seu ramo de trabalho, fiz um pequeno resumo de algumas das que já consultei e estudei:

  • Prototyping for game designers in Blender: Essa apresentação mostrou como o Blender pode ser usado para prototipar jogos. Como o processo de criação de interatividade em 3d é bem rápida com os blocos de lógica, a ferramenta ganha bom destaque no processo de game design.
  • Cosmic Sensation: O brasileiro Dalai Felinto participou da conferência apresentando outra aplicação da sua projeção em domos.
  • Integrando controles de toque no Blender 2.5: Os primeiros experimentos para preparar o Blender as interfaces sensíveis ao toque são apresentadas nessa palestra.
  • Using Blender in teaching mathematics: Essa é uma idéia que já funciona muito bem com o SketchUp, que é aproveitar o Blender no ensino de matemática para adolescentes.
  • Topology – in theory and practice: Excelente material do artista Jonathan Williamson explicando o que é topologia e como trabalhar melhor a organização dos polígonos no seu modelo 3d.
  • Blender as a CAD tool in FabLab: Aprenda como usar o Blender em processos de desenhto técnico, aproveitando exemplos de representação mecânica.

Ainda existem outras palestras que não tive a oportunidade de conferir ainda, mas já estou copiando todo o material disponível. Esse ainda não foi o ano em que pude viajar para a conferência, mas quem sabe no próximo ano acabo participando mais da Blender PRO e da Blender Conference.

Aproveitando que o assunto desse artigo é o Blender, aproveite para fazer o download do Blender 2.55 que acabou de ser disponibilizado para download. Ainda é a versão Beta, mas já está com muitos dos problemas corrigidos.