O Blender apresenta uma gama de ferramentas e opções de dar inveja a muitos softwares 3d, em que podemos incluir na lista de recursos um editor não-linear de vídeo, animações interativas, composição com nós só para citar os principais. Mas, ainda existe espaço para mais recursos dentro da ferramenta, que em breve deve agregar um Addon que trabalhará com rotoscopia direto na 3D View. Mas, o que é rotoscopia?

Esse é um dos processos mais trabalhosos e penosos de realizar na área de composição e edição de vídeo. Imagine a seguinte situação, você recebeu um vídeo que é composto por um ator que faz saltos aboiado por cordas. O seu trabalho será remover a corda do vídeo para que pareça que o ator está pulando sem o auxílio de nada. Em poucas palavras, a rotoscopia consiste no recorte de um determinado objeto em vídeo, que deve ser executado em todos os frames de um vídeo.

Com o Addon do Blender chamado RotoBezier vai permitir trabalhar com esse tipo de edição no Blender 2.5. O vídeo abaixo mostra muito bem o funcionamento da ferramenta na seleção de um personagem em vídeos:

O processo ganha vida devido a facilidade de animar tudo no Blender 2.5, em que podemos adicionar keyframes em praticamente tudo.

No vídeo o autor do Addon mostra como adicionar uma curva bezier que marca a forma da cabeça do personagem desejado, e com a manipulação da timeline e a adição de keyframes. O processo em si é muito simples, e consiste na deformação da curva bezier que marca a forma do personagem. Por enquanto, o Addon dispõe apenas de dois botões para adicionar e remover keyframes da curva, que é exatamente o que precisaríamos para fazer esse tipo de deformação.

Isso abre muitas possibilidades para edição e máscaras para remover elementos indesejados em vídeos, e expandir ainda mais o uso do Blender como ferramenta de composição. Caso você queira usar esse Addon de imediato, visite o graphicall.org e faça o download de alguns dos últimos builds do Blender 2.5. No futuro o Addon deve estar integrado as versões oficiais do Blender, até lé será necessário usar a opção do graphicall.