O trabalho relacionado com a animação de personagens envolve dois estágios em diferentes entre si que são o ajuste do personagem, e a animação com deformações. Em ambas as situações os conhecimentos necessários para trabalhar com cada um deles é bem diferente, e de fato em grandes estúdios as tarefas são divididas entre dois profissionais diferentes. Por exemplo, podemos ter um artista especializado na criação de personagens prontos para receber animação e outro que trabalha apenas na deformação e ajuste dos keyframes. Como funciona essa configuração dos personagens?

Cada software apresenta uma maneira própria de trabalhar com esses tipos de configuração, e hoje vou recomendar artigos sobre o uso do modificador Skin do 3dsmax que é o responsável pela ligação entre a malha 3d do personagem com os bones. O processo de animação envolve a criação de objetos chamados de bones, que são uma analogia ao que temos como ossos nos seres vertebrados que deformam a malha 3d ao de mover. Um dos desafios para configurar personagens para animação é fazer essa ligação.

Nesse artigo você pode aprender um pouco mais sobre o funcionamento do modificador Skin, inclusive fazendo o download de um modelo representando uma perna em formato .MAX.

modificadorSkin-3dsmax.gif

O processo de configuração do modificador pode ser um pouco complexo para quem nunca teve a oportunidade de trabalhar com animação de persoangens, mas com o tempo é possível entender bem o básico do seu funcionamento. Em poucas palavras o que teremos que fazer par unir os bones a uma malha 3d, é simplesmente ajustar os chamados envelopes de cada bone.

Esses envelopes é que determinam os vértices que devem ser deformados quando o bone se mover. É com o ajuste desses envelopes que controlamos a área de influência de cada bone e ajustamos a animação como um todo. O tutorial em si é interessante por ser básico, ter instruções simples e disponibilizar um modelo 3d para testes.

Apesar de existirem opções mais avançadas de animação para versões recentes do 3dsmax, como é o caso do CAT, o conhecimento de ferramentas como o modificador Skin ainda é importante, principalmente se você quer trabalhar com animação baseada em deformações, que é um dos fundamentos da animação de personagens.