O ano está quase chegando ao final, mas o pessoal da fundação Blender acabou de disponibilizar mais uma versão beta do Blender 2.5 para que possamos usar e continuar com o processo de melhoria dessa nova versão. Hoje foi lançado de maneira oficial para o público o Blender 2.56 como parte do processo de desenvolvimento que deve resultar na versão estável do software pronta para fazer parte de qualquer projeto. Existem novidades nessa versão? Na verdade, essas versões beta do Blender 2.5 ainda estão focadas na correção de problemas e estabilidade, o que faz com que apenas correções de bugs sejam realizadas.

blender-2.56.jpg

Segundo o anúncio oficial da fundação Blender, foram aproximadamente 440 problemas corrigidos nessa versão. Se você estava usando algum script em Python que não foi atualizado recentemente, procure por novidades, pois uma das áreas que mais sofreu modificações foi a API do Python. Isso pode levar a problemas na execução de addons, que devem ser sanados quando for lançado o Blender 2.57.

O ano está se encerrando com um pouco de atraso em relação ao desenvolvimento do Blender 2.5, pois pela previsão oficial já deveríamos estar bem próximo de uma versão estável no final do ano. Ao que tudo indica, essa versão só deve ficar pronta com mais três meses de trabalho, pelo menos essa é a previsão da equipe.

Para fazer o download do Blender 2.56, visite a página oficial da fundação Blender.

Se você não está acompanhando o desenvolvimento e evolução dessa nova versão do Blender, podemos dizer que até agora as versões 2.5x foram lançadas para proporcionar aos usuários a possibilidade de testar o procurar problemas que possam ser corrigidos antes que uma versão estável fique pronta. E como não existe equipe definida para fazer esse tipo de teste, nada melhor que deixar o próprio público implementar o software em seus projetos pessoais para que possam encontrar e reportar os problemas.

Já estamos na fase final de testes, que deve culminar com o Blender 2.57 e quem sabe até na mudança para a versão 2.6.

Se você não tinha o que fazer, enquanto aguardava a virada do ano, pode começar a procurar problemas no uso do Blender 2.56.