Os primeiros contatos com a interface do Blender podem render algumas experiências estranhas, principalmente quando usamos alguns elementos únicos da sua interface como é o caso do cursor 3D. Ainda lembro das primeiras vezes que usei o Blender, e me deparei com esse inusitado alvo no meio da tela que sempre se deslocava quando tentava clicar com o botão esquerdo do mouse. Essa deve ter sido a mesma experiência de outros usuários que migraram de outros softwares, mas depois de um tempo de prática você percebe como esse tipo de recurso é extremamente útil na modelagem e posicionamento de objetos.
Em poucas palavras, o cursor 3D serve como ponto de referência para criar objetos e também um pivô em operações de rotação ou transformações complexas. Por isso, é que quanto mais controle temos sobre a sua localização, menos trabalho teremos na modelagem. Foi pensando nisso que um usuário dos fóruns Blenderartists chamado de Seminumerical, criou e disponibilizou um script chamado de Cursor Control. Essa ferramenta adiciona controles extras ao que já existe na barra de propriedades da 3D View, permitindo fazer muito mais com o cursor.
Assim que instalamos o script na área de Add-ons do Blender 2.56a, poderemos ter acesso a barra de opções exibida na imagem que ilustra esse artigo. Nessas opções encontramos as seguintes ferramentas para manipular o cursor:
- Armazenar as coordenadas do cursor
- Mover o cursor para coordenadas específicas
- Inverter a posição do cursor para as coordenadas salvas
- Exibir o local das coordenadas salvas
- Mover o cursor para o ponto mais próximo de objetos selecionados por vértice, aresta, faces e outros
- Espelhar a posição do cursor 3D usando vértices, arestas ou faces
- Mover o cursor para um ponto mediano de uma aresta
- Mover o curso para a interseção entre duas arestas
Fora essas opções ainda podemos mover o cursor para a origem da cena no Blender, ou de maneira individual para as origens de objetos na cena.
Esse tipo de Add-on adiciona novos níveis de controle a projetos de modelagem desenvolvidos com o Blender, principalmente nos casos em que o tema do projeto é a modelagem com precisão muito comum em visualização para arquitetura, mecânica e topografia.
Olá Sr. Alan
venho acompanhando o seu blog recentemente após ter adquirido seu livro que é muito bom mexo com blender no trabalho a uns 2 anos e seu livro que ganhei de natal tem me ajudado a entender melhor e aprender novas coisas muito obrigado pelo seu trabalho e paciência
achei muito interessante a matéria e esse add-on é muito util mais lhe deixo uma pergunta ele é somente para 2.5b ou no meu caso q tenho o 2.56 ?
pois tentei aplicar ele aqui ele realmente aparece na tag do add-on mais não aparece em meu menu
me desculpe se as perguntas não podem ser feitas aqui
deis de já obrigado
e uma excelente tarde e semana para o senhor
Fernando de Menezes Ferreira
Interessante.
Mas eu ainda acho contraditorio o cursor 3d no botal esquerdo(ou esquerdo dependendo da preferencia),
este botal deveria ser usado para algo mais frequente tipo um menu pop up dinamico, etc.
O cursor deveria ser acessado atraver de outro metodo, para liberar o botao direito, eu pendo assim, quanto mais usado o recurso, mais facil acesso ele deve ter.
Tambem acho estranho o sistema de unidades do Blender, gostaria de saber porque inventar um sistema ficticio nao usar algo como metros, milimetros.
Digitei botal em vez de botão, foi mal.
Oi Fernando,
Fico feliz em saber que você está gostando do meu trabalho, e o livro está ajudando você.
Funciona no 2.56 também.
Abraços
o muito obrigado pela ajuda Sr. Allan
oi Vando
em questão do cursor ser no botão esquerdo creio q seja uma particularidade do blender entretanto pode ser alterado isso
sobre as unidades é possível sim trabalhar com unidades “reais” como as que vc disse mais cada unidade métrica de um programa 3D é diferente 1 unidade no max não é igual a de maya nem do z brush nem outro programa mais nada que num possa ser arrumado
espero poder ter ajudado abraço