O uso de materiais em renderizadores avançados pode ser um problema para usuários sem muita experiência, pois nesse tipo de software são usados muitos parâmetros que são equivalentes as propriedades físicas desses materiais. O resultado são painéis enormes e cheios de opções para conseguir efeitos de reflexão metálica e propriedades especiais. Esse é o caso do Carpaint material do LuxRender que não apresenta grande quantidade de explicações na sua documentação, o que frustrava muitos usuários. Como forma de ajudar a entender o processo, um usuário dos fóruns do LuxRender resolveu fazer diversos experimentos para tentar entender o funcionamento do material, e para nosso deleite os resultados foram publicados na íntegra no fórum.

Esse material chamado de Carpaint é usado, assim como o seu nome já deixa bem claro, para reproduzir o efeito metálico do metal da fuselagem de automóveis, que tem propriedades reflexivas bem distintas. Com materiais metálicos normais é um pouco trabalhoso de se conseguir o efeito, mas nesse caso um shader dedicado ajuda bastante.

Para conferir as configurações do Carpaint Material do LuxRender, visite esse endereço.

LuxRender-Carpaint-Tutorial.jpg

Pelos experimentos podemos tirar várias dicas interessantes como o comentário do autor em que o parâmetro chamado de Specular Color não faz exatamente o controle desse tipo de propriedade. Em situações normais teríamos o Specular controlando um tipo de reflexão que não condiz com o controle do material no LuxRender. Na verdade, ele está mais para um ajuste nas cores que são refletidas pelo material usado.

Um dos pontos mais interessantes do guia como um todo são as imagens e os respectivos valores usados nas configurações dos parâmetros, que deixa fácil o entendimento de como podemos influenciar no resultado do material com pequenos ajustes. Por exemplo, a última imagem do tutorial descreve como podemos conseguir e efeito da pintura metálica sem o uso de muitos artifícios ou ajustes complexos, apenas aproveitando as configurações de cores existentes.

Como a modelagem e renderização automotiva é bem comum com o LuxRender, esse tutorial deve ajudar bastante os usuários interessados em desenvolver imagens e projetos realistas, criando carros que tenham a superfície realista no render. Depois do material, basta colocar o modelo dentro de uma cena iluminada como um estúdio fotográfico e teremos um belo render!