Os ambientes que apresentam objetos com materiais reflexivos como vidro e metal, precisam de alguma coisa que seja refletida na sua superfície, para conseguir passar para o observador a impressão correta de que o objeto é espelhado. Nesse tipo de situação é importante adicionar elementos na cena para conseguir criar esse efeito, sendo gerado por objetos emitindo luzes, como acontece em estúdios fotográficos ou então aproveitar mapas do tipo HDR para gerar esse tipo de reflexão. No Blender era um pouco complicado usar mapas HDR sem o auxílio de renderizadores externos como é o caso do YafaRay ou LuxRender, mas na versão 2.5 esse tipo de mapa é muito mais simples de usar.

Você já usou esse tipo de recurso no Blender 2.5? Caso nunca tenha tido a oportunidade de usar mapas em HDRI no Blender 2.5, um usuário acabou de publicar nos fóruns de usuários do Blender (Blenderartists), um excelente guia sobre como configurar esse tipo de mapa na nova versão do Blender. O vídeo mostra o procedimento completo para conseguir aplicar um mapa desses em uma cena.

HDR Lighting Tutorial from Blender Nerd on Vimeo.

O procedimento é realmente simples depois que assistimos uma vez o tutorial, fica fácil de aplicar os mapas em qualquer projeto. O segredo é selecionar a câmera que será usada para renderizar o projeto, e aplicar o mapa HDR como textura da câmera. Ao fazer isso, devemos habilitar o Ambient Light no painel que controla os ajustes para o ambiente e teremos a iluminação sendo gerada pelo HDR, e principalmente os materiais que tenham a opção Raytracing para reflexões devem mostrar as imagens do mapa na sua superfície.

Esse tipo de efeito é muito bom para apresentação de produtos, usando render do tipo estúdio que não tem nenhum objeto nos arredores. O autor do vídeo ainda faz diversos testes e modificações nas configurações da cena, para explicar os efeitos de cada uma das configurações na cena, como o incremento do brilho no mapa HDR para melhorar a iluminação.

Para testar a aplicação de mapas HDR aproveite os mapas HDR gratuitos disponíveis para download nesse endereço, e que tem resolução baixa o suficiente para testes. Agora você tem o conhecimento para sempre gerar boas reflexões em objetos metálicos!