Uma das funções do modificador Array no Blender é a criação de estruturas que apresentam padrões de repetição próprios, como é o caso de grades ou outros tipos de estruturas. A criação desse tipo de elemento com o Array é realmente simples e pode ajudar na ambientação de projetos de arquitetura ou cenários para jogos. Esse tipo de estrutura é muito usada em cenários com um contexto voltado para a ficção científica, pois as grades ajudam a passar a impressão de algo que tende para o design com metal. Sempre que tenho a oportunidade de mostrar o modificador Array para pessoas que não conhecem o Blender, acabo com as pessoas me questionando sobre como trabalhar com cópias em múltiplas linhas e colunas no Array.

O vídeo abaixo é um excelente exemplo de como podemos aproveitar a flexibilidade do modificador Array para gerar estruturas como uma grade formada por hexágonos. No vídeo o autor aproveita e mostra também o que é preciso para transformar essa grade em uma estrutura com formato retangular, pronta para receber mais Arrays.

Um dos primeiros pontos interessantes sobre o tutorial é que o Array só copia os elementos em uma linha, fazendo necessário adicionar outro Array. Sim, caso você nunca tenha usado modificadores, essa é uma das vantagens de ter ferramentas nesse formato. Com os modificadores é possível criar pilhas de modificadores que são adicionando alterações no mesmo objeto.

Repare que o primeiro e o segundo Array estão configurados usando eixos de deslocamento diferentes, para conseguir gerar cópias em linhas e colunas.

Depois que as cópias estão prontas, ainda é necessário fazer uma pequena alteração na disposição dos objetos, pois o Array não gera um quadrado perfeito. Nesse ponto é edição manual mesmo, em que o autor desloca e copia os objetos para conseguir fazer a composição dos hexágonos. Para os que pretendem seguir o procedimento do vídeo, recomendo sempre usar o Remove Doubles como o autor do vídeo faz, para evitar ter geometria sobreposta.

Sempre que você precisar criar elementos que possam ser reduzidos a partes como esse hexágono, que é copiado múltiplas vezes, o modificador Array pode ajudar bastante se usado de maneira correta.