A escolha de uma ferramenta para trabalhar com escultura digital hoje é basicamente polarizada entre dois softwares que são o ZBrush e o Mudbox. Já tive oportunidade de usar ambas as ferramentas em momentos distintos, sendo o ZBrush em ambiente de aula e posso dizer que os dois softwares são muito bons no que fazem, mas sempre tive uma pequena preferência pela ferramentas e opções do ZBrush. Acredito que essa preferência acaba sendo reflexo da maior experiência com o software. Mas, a minha opinião é compartilhada por vários colegas que trabalham com escultura digital, e precisam elaborar propostas para personagens ou modelos baseados em escultura.

O primeiro passo para conseguir estudar o ZBrush é conseguir instalar o software no seu computador para poder praticar, e criar esculturas de teste para dominar o funcionamento da ferramenta. A pixologic que é a empresa responsável pelo desenvolvimento do ZBrush disponibilizou o download gratuito do ZBrush 4 na semana passadam permitindo que usemos o software por um período máximo de 30 dias sem nenhuma restrição no seu funcionamento.

Alien WIP and custom Zbrush UI

Pode parecer pouco, mas durante o período de um curso sobre escultura o uso desse tipo de versão de testes é mais que suficiente para conseguir trabalhar, e principalmente realizar exercícios para aprender o funcionamento do ZBrush.

Para complementar ainda mais o aprendizado do ZBrush, recomendo fazer o download do guia em PDF sobre o funcionamento do ZBrush 4 que foi editado e publicado de maneira gratuita, também pela Pixologic, e aborda as principais opções do software e as ferramentas de escultura usando exemplos práticos de personagens por todo o PDF.

A escultura digital é uma das poucas áreas da modelagem 3d que exige um conjunto de conhecimentos técnicos e habilidades artísticas, pois o uso apenas de técnicas oriundas da criação baseada em polígonos tem pouca aplicação na escultura. Nesse tipo de tarefa a sensibilidade do artista para conseguir adicionar pequenas ranhuras ou texturas nos personagens é fundamental. Por isso, sempre recomendo aos meus alunos que estão começando a trabalhar com o ZBrush, que procurem por cursos ou a prática de escultura em argila para conhecer as técnicas básicas. Isso ajuda muito no uso do software.