O desenvolvimento do Blender 2.5 é muito dinâmico e mesmo com toda essa velocidade e dedicação por parte da comunidade de desenvolvedores, apenas no final de março é que está previsto o lançamento da versão 2.57 do Blender que poderá ter o nome Beta removido do seu título. Sim, essa pode ser a primeira versão estável do Blender 2.5 depois de vários meses de desenvolvimento e depois de apenas alguns meses após a previsão oficial. Mas, isso Não significa que novos recursos não estejam sendo planejados e propostos para o software. Essa semana a idéia de um novo modificador para o Blender foi divulgada e pode agradar a muitos usuários que trabalham com animação.

O nome do modificador é WeightVGroup e ele promete ajudar em muito no controle da influência e peso dos grupos de vértices em animação. Como ele funciona? A proposta é bem simples, e consiste no controle do peso de um grupo de vértices baseado na distância dos vértices, ou do próprio objeto para uma referência qualquer no cenário. Essa referência pode ser um Empty ou qualquer outro objeto, e o resultado dessa distância é um novo peso que pode ser substituído ou então somado ao peso original do grupo de vértices.

Ficou confuso? O vídeo abaixo mostra de maneira mais clara o funcionamento do novo modificador:

WeightVGroup Modifier Demo from mont29 on Vimeo.

No vídeo podemos acompanhar uma animação que aproveita o modificador Wave para gerar deformações sobre uma superfície. Nada de novo nesse sentido, mas repare o que acontece quando o autor do vídeo move a lâmpada do Blender pela tela. O resultado é que os grupos de vértices tem a sua influência removida e o modificador acaba perdendo o efeito. Nesse tipo de animação, teremos então áreas do plano que não sofrem nenhum tipo de influência por parte do modificador, considerando que estamos usando apenas um grupo de vértices.

O uso de poucos grupos de vértices para criar animações é uma das vantagens em usar esse tipo de modificador, mas esse é apenas o começo pois sequer no svn o recurso está. Por enquanto, apenas um patch está disponível e uma versão de testes que só roda no Debian.