O controle sobre o timing em animação é de fundamental importância para qualquer projeto que envolva movimento, pois o timing pode ser determinante para passar emoções e definir o escopo de uma animação. Por isso, é que vemos tantas opções de ferramentas e plugins que se propõe a ajudar no planejamento e controle no timing de animação 3d. Já faz alguns dias que publiquei um artigo que mostrava o Maya usando esse tipo de recurso como parte de experimentos realizados pela Autodesk, para implementar controles sobre o posicionamento de keyframes diretamente na viewport do software. O resultado pode ser conferido no vídeo abaixo em que uma animação acaba gerando uma linha que representa o caminho da trajetória na animação.

No vídeo o usuário faz ajustes diretamente na viewport para controlar o espaçamento entre os keyframes e ajustar o timing da animação.

Até essa data não havia nada de parecido em termos de controle para animação, pelo menos que eu tivesse conhecimento. Mas, isso Não deve ficar assim por muito tempo, pois um usuário do Blender chamado Bart Crouch acabou de publicar um vídeo mostrando o seu último experimento em Add-ons para o Blender. O nome do script é Motion Trail e o seu objeto é exatamente o mesmo do que foi mostrado no Maya. Esse é o vídeo:

Motion trail – proof of concept from Bart Crouch on Vimeo.

Essa é a prova de como é rápido implementar ferramentas e opções para animação no Blender, usando nada mais que a imaginação ou uma referência de idéia. Por enquanto, o script só funciona em versões mais recentes do Blender baseados no SVN, e que podem ser copiadas do graphicall.org. Para copiar o arquivo com o script, visite esse thread de discussão no Blenderartists.org e comece a fazer os seus testes com o Motion Trail.

Os recursos para animação nesse estilo tem grandes chances de ganhar lugar cativo em distribuições do Blender, e acabar se tornando recursos nativos do software devido a sua grande utilidade. Agora só precisamos aguardar que a ferramenta fique mais estável e que possamos editar o espaçamento e posicionamento de keyframes diretamente na 3D View, para acelerar o processo de refinamento em animações 3d no Blender.