A criação de alguns elementos para projetos como cadeiras e mobiliário pode oferecer desafios interessantes de modelagem, pois existem determinados tipos de cadeiras que apresentam topologia relativamente complexa e que pode demandar conhecimentos e técnicas avançadas de modelagem, para que o resultado obtido no processo seja satisfatório. Esse é o caso da cadeira chamada de Tulip Chair que é um ícone de design e foi criada pelo arquiteto Eero Saarinen. A cadeira é item bem comum em projetos de visualização para interiores e se você nunca teve que modelar uma, pode ficar tranquilo, pois o seu dia chegará. É a mesma coisa que tentar passar pelo mercado de visualização se ter que criar móveis clássicos como uma cadeira Eames ou Barcelona.

Mas, para a alegria de quem já está pensando em como resolver esse tipo de problema e adiantar a modelagem desses objetos, encontrei dois vídeos que mostram o processo completo de modelagem da cadeira no 3ds max, e com narração em espanhol. A técnica de modelagem usada para criar a cadeira é a baseada em polígonos, o que não é muito condizente com a forma orgânica da cadeira, mas no final o resultado acaba sendo muito bom.

O autor do tutorial utiliza a imagem da cadeira que é alvo do processo de modelagem como referência pare gerar as formas básicas. A escolha da modelagem por subdivisão não é a mais indicada nessa situação, devido a forma extremamente orgânica e curvilínea da cadeira, o que pode demandar muito trabalho de edição por parte do artista para conseguir bons resultados apenas usando polígonos.

Como primeiro passo para a modelagem o artista adiciona um polígono base que é deformado de maneira a adquirir a forma principal da cadeira. Com as ferramentas de modelagem poligonal do 3ds max dentro do modificador Edit Poly, o artista acaba moldando a forma da cadeira Tulip, até conseguir um resultado próximo do que está representado na imagem de referência.

Mesmo que você não tenha pretensões de trabalhar com projetos utilizando a cadeira Tulip, recomendo criar esse tipo de cadeira como forma de ir agregando blocos na sua biblioteca particular, pois no momento certo será fácil resgatar esses modelos para uso em qualquer tipo de projeto.