Os personagens virtuais que criamos em softwares como Blender, 3ds Max e outros precisam em alguns momentos de cabelos ou pêlos para ajudar na caracterização do personagem. Já faz um bom tempo que a criação de cabelos para personagens era motivo de pânico para artistas 3d, pois as ferramentas e opções disponíveis para realizar esse tipo de tarefa eram escassas e difíceis de usar. Hoje a coisa já está muito melhor resolvida e vários softwares já contam com módulos específicos para criação e simulação de pêlos, seja com o uso de partículas ou módulos independentes.

Esse é o caso do Blender, que antigamente dependia de esquemas usando apenas partículas para gerar cabelos, mas hoje conta com um módulo específico, integrado ao sistema de partículas, que permite gerar simulações excelentes de cabelos para personagens. Esse mesmo módulo é útil no trabalho de vegetação e outros tipos de superfícies com vários elementos distribuídos sobre uma superfície.

Para os que nunca trabalharam com a criação de cabelos no Blender, e gostariam de aprender um pouco mais sobre esse tipo de elemento para caracterizar personagens, existe um excelente guia para configurar e ajustar cabelos no Blender criado pelo artista Ben Simonds, que explica muito do que precisamos conhecer para ter controle total sobre os cabelos no Blender.

blender-cabelo-3d.jpg

No guia o artista explica todos os passos recomendados para conseguir simular de maneira realista cabelos. A primeira dica que aparece no guia é extremamente valiosa e serve como exemplo para qualquer processo criativo, que é a busca por referências. Sim, sempre que que você precisar trabalhar com a criação de cabelos em personagens, procure por imagens ou vídeos que mostram pessoas que tenham o mesmo tipo de cabelo que será criado em 3d. Isso já será de grande ajuda para acelerar e direcionar a configuração do sistema de partículas do Blender, e gerar a simulação de cabelos.

Outro ponto interessante do guia é a dica para separar sistemas complexos cabelos em personagens, usando múltiplos sistemas de partículas para conseguir otimizar a criação e ajuste dos cabelos. Por exemplo, o guia mostra os ajustes nas partículas para um pirata, apresentando vários sistemas de partículas para representar cabelo, barba, bigode e outras partes. Para cada parte do personagem com cabelo, existe um sistema de partículas próprio.

Se você precisa trabalhar com design de personagens virtuais, esse guia deve ajudar bastante no processo de criação de cabelos para seus personagens.