Os projetos que envolvem a criação de cenários com a presença de vegetação e outros elementos para povoar o ambiente, acaba exigindo que o artista escolha uma técnica que consiga reproduzir de maneira realista árvores e arbustos na cena de maneira a caracterizar a cena de maneira correta. Nesse caso existem basicamente duas opções que posamos usar para o projeto, que envolvem o uso de geometria real para representar as árvores, ou então usamos texturas com canal alpha para fazer o truque em cenas mais complexas.

No meu caso, sempre que posso recomendo para meus alunos o uso de texturas pela sua qualidade na representação desse tipo de elemento, e também pelo pouco carregamento que o seu uso acaba gerando na cena. É muito melhor usar texturas para representar esse tipo de elemento quando temos cenas relativamente grandes, que precisam receber árvores ou outro tipo de vegetação.

Como usar esse tipo de textura no Blender 2.5? Já produzi alguns tutoriais em vídeo e artigos comentando sobre a técnica, ainda no Blender 2.4x, mas agora que a interface do software mudou é necessário fazer pequenas adaptações no procedimento. O meu tutorial para o Blender 2.4 pode ser conferido abaixo:

Para ajudar na migração, encontrei um excelente tutorial e vídeo que demonstra exatamente a aplicação de texturas no Blender 2.5. Como você vai perceber pelo vídeo, pouca coisa mudou, apenas a localização de alguns dos elementos está em lugares diferentes da interface. O vídeo é narrado em inglês, mas é perfeitamente possível entender o procedimento se você tiver algum conhecimento básico sobre o Blender.

T&T Blender for Architecture n°3 : Texture planes for trees and people from Viralata on Vimeo.

Nesse caso o resultado é semelhante ao que mostrei no primeiro vídeo, em que apresento o uso de texturas em objetos como planos para representar vegetação em projetos. A técnica é muito útil para pessoas que trabalham com modelagem para arquitetura, e principalmente os que precisam representar grandes cenários.

Para ajudar, recomendo o download dessa biblioteca gratuita de árvores que já estão com arquivos prontos para gerar máscaras e consequentemente canais alpha. No futuro devo fazer a conversão de todos os tutoriais em vídeo que já produzi para o Blender 2.4 em vídeo para o 2.5.