Assim como acontece com todos os seus lançamentos, a Autodesk deixa um pequeno intervalo de tempo entre a disponibilidade de um novo produto para venda, e a liberação de versões para download e avaliação dos usuários. Mas, ao que parece essa nova leva de softwares para design como o AutoCAD 2012 já está disponível para testes. Portanto, para os interessados em conferir as novidades do software, já é possível fazer o download gratuito do AutoCAD 2012 diretamente do web site da Autodesk. Esse é o download de uma versão de testes que funciona de maneira integral por 30 dias no seu computador, sendo que depois disso você precisa adquirir a licença de uso.

Essas versões de teste podem ser muito úteis para profissionais que precisam avaliar o AutoCAD 2012 como ferramenta principal para desenho técnico da sua empresa, ou mesmo para prestar serviços como projetista. Apesar do elevado custo de aquisição da licença, muitas pessoas dependem do AutoCAD para conseguir trabalhar, seja por só conhecer a ferramenta ou por ser a única opção disponível no seu local de trabalho.

autocad-2012

A lista de novidades do AutoCAD é bem extensa e caso você queira conhecer as novidades sobre o AutoCAD 2012, recomendo a leitura do artigo apontado pelo link.

Para os usuários que ainda são acadêmicos ou professores, recomendo aguardar um pouco até a Autodesk liberar o AutoCAD 2012 dentro do seu programa de licenças para estudantes. Se você for estudante ou acadêmico de qualquer instituição de ensino, pode se cadastrar na área acadêmica da Autodesk e fazer o download de vários softwares com licenças originais por longos períodos. Por exemplo, algumas semanas atrás conseguir instalar o AutoCAD 2011 para Mac no meu computador usando uma licença de uso por um ano, em que apenas posso usar o software para fins educacionais, que é exatamente o meu objetivo. Essa é uma maneira excelente de oferecer a estudantes a possibilidade de usar softwares originais durante o seu aprendizado.

E a melhor parte é que não é só o AutoCAD que está nessa área de downloads educacionais, em que encontramos também o Revit e várias outras ferramentas da área de design.