Na ultima semana ore usei criar um modelo 3d para um projeto de visualização para arquitetura, a pedido de um colega que precisava de algo específico. Nesse caso foi uma luminária chamada de LP Centrum que é design de um dinamarquês chamado Kurt Norregaard. Essa luminária é excelente para ambientes com pé direito alto (jargão técnico usa para definir a distancia entre o piso e o forro). O modelo dessa luminária foi adicionado em um hall de edifício comercial, que ajudou na ambientação geral. Para ajudar qualquer pessoa que esteja interessada em usar a mesma luminária nos seus projetos, pode fazer o download da luminária LP Centrum no formato do Blender 2.57 aqui.

Como foi a modelagem dessa luminária?

O processo usado para a criação da luminária foi simples e envolveu o uso de basicamente duas ferramentas do Blender, que foram as curvas e o Spin. Para ilustrar melhor o processo, gravei um video no formato time-lapse com a modelagem.

Modeling a LP Centrum in Blender from Allan Brito on Vimeo.

Você pode acompanhar que o primeiro passo para criar essa luminária foi encontrar uma imagem com alguma vista ortogonal do objeto, que ajuda muito a determinar as proporções e tamanho da luminária.

Com a imagem posicionada, pude adicionar as curvas e ajustar a sua forma de maneira visual na própria 3d view. Como a forma dessa luminária é basicamente composta por superfícies com curvas suaves, avaliei que o uso de curvas bézier seria a melhor maneira, e mais rápida, para criar a geometria. Quando todas as curvas estavam prontas, os objetos foram convertidos em Meshs.

A conversão era necessária para conseguir usar o Spin e gerar a forma principal da luminária. Apesar de não conter a narração no video, acredito que o resultado seja simples de reproduzir, caso você tente criar novamente o mesmo modelo.

No final ainda adicionei um empty no topo da luminária que é pai da estrutura em hierarquia, usando um Parent. Essa maneira de controlar a luminária é mais pratica, pois selecionando o Empty é possível deslocar a luminária de maneira mais pratica, principalmente já do visualizamos a cena já com o enquadramento da câmera. Portanto, aproveite para adicionar a LP Centrum em qualquer projeto usando o Blender 2.57.