Os renderizadores que fazem uso de sistemas avançados como apoio de GPU para render são tema corriqueiro aqui no blog, e por qualquer tipo de mídia que faça cobertura de novidades na área de computação gráfica 3d. Esse é o caminho que a maioria dos softwares deve seguir para tentar fugir das limitações impostas pela quantidade de núcleos existentes nos processadores. Já temos casos de placas de de vídeo com mais de 500 núcleos prontos para começar a renderizar imagens com velocidade e qualidade para os mais variados níveis de exigência. O uso de renderizadores externos é a solução para usuários do Blender que procuram usar esse tipo de recurso avançado.

Mas, os usuários do software podem se beneficiar bastante de um novo projeto que está para começar a ser desenvolvido por Brecht, um dos desenvolvedores mais ativos e a pessoa tida como “desatador de nós” entre a comunidade que acompanha o desenvolvimento do Blender. Ele agora está retornando ao Instituto Blender, e um dos seus objetivos será reformular o sistema de render do Blender para algo chamado pelo codinome de Cycles, que já tem um vídeo de demonstração, que por sinal é bem impressionante.

Só para lembrar, isso que você acabou de assistir no vídeo é o renderizador interno do Blender, sem o uso de nenhum recurso adicional ou software. Esse é o tipo de ferramenta que os usuários do Blender estão aguardando já faz um bom tempo, e finalmente poderemos ver o Blender usando nativamente iluminação global real no seu processo de renderização.

Os comentários do Brecht são animadores, e deixam algumas dicas sobre o que esperar desse novo sistema chamado de Cycles:

  • Materiais e luzes baseados em física
  • Sistema com base em nós
  • Nova API de render para integrar o Blender com softwares externos

Ainda é muito cedo para se animar e procurar por versões de teste, mas com esse tipo de anúncio é possível ter esperança de usar no futuro o Blender como solução integrada para render realista, sem a necessidade de recorrer a outros softwares para realizar renderizações simples com iluminação global.

O artigo original com o anuncio pode ser conferido no blog de desenvolvimento do Blender.