As ferramentas de escultura digital sempre foram encaradas por artistas como uma forma de gerar modelos 3d para finalização em outros softwares, ficando apenas o software de escultura com a responsabilidade de gerar a malha 3d. Esse é o fluxo de trabalho para os artistas que trabalham com ferramentas como o ZBrush e Mudbox que exportam os modelos 3d para softwares como Maya, 3ds Max ou outros com melhores condições de gerar imagens realistas. Nas últimas semanas a Pixologic lançou uma atualização para o seu aclamado software de escultura, que é a quarta versão do ZBrush. Mas, ainda não estando satisfeita com a atualização, parece que teremos mais uma versão do ZBrush 4 chamada de R2.

Nos fórums de usuários do ZBrush já começam a aparecer imagens de usuários que publicaram amostras do que podemos aguardar em termos de novidades para a versão R2. Essa segunda versão apresenta uma quantidade de melhorias bem menor, pois é apenas uma atualização da versão 4 já lançada, mas ainda assim impressiona.

A imagem abaixo é um exemplo do que poderemos fazer dentro do ZBrush usando um novo recurso chamado de LightCap.

ZBrush-4-R2.jpg

O LightCap é semelhante ao que temos no MatCap que faz a captura de materiais com base em imagens já existentes, mas o LightCap é aplicado diretamente no ambiente usado para renderizar a escultura, ajudando muito na iluminação do modelo e gerando uma iluminação muito boa para esculturas com materiais com reflexão ou transparência.

Isso abre a possibilidade para uso de imagens HDRI dentro do ZBrush 4 R2 para gerar iluminação realista e colocar esculturas em cenários baseados em imagens HDRI. Dentro do link que indiquei no início do artigo existe um exemplo de escultura que foi criada com o uso de imagens HDRI em um porto, resultando em uma imagem com excelente nível de realismo.

Para os curiosos sobre escultura digital, o link que leva para uma mensagem no fórum ZBrush Central ainda mostra exemplos de modelagem mecânica/orgânica com a nova versão do ZBrush. A atualização do ZBrush 4 para a versão R2 será gratuita para todos os usuários que adquiriram uma licença do software. Ainda não existe data para o lançamento, mas assim que for lançado aviso aqui no blog.