A transição entre a renderização baseada em CPU para a que uso GPU parece que ainda irá ser motivo para dúvidas e questionamentos por parte de artistas e profissionais. Os softwares especializados em usar apenas GPU como base para renderização está se proliferando cada vez mais, e até mesmo suítes gráficas como o 3ds max está começando a incorporar na sua versão 2012 o iray, que é uma espécie de versão do mental ray que usa GPU para acelerar a renderização. Já tive vários alunos e colegas me questionando sobre o ganho de velocidade desses softwares quando usados em conjunto com uma boa placa de vídeo.

Esse mesmo tipo de dúvida é enviada para artistas que já divulgaram projetos usando esse tipo de ferramenta, e para ajudar a elucidar essas dúvidas, principalmente no que diz respeito aos recursos disponíveis em softwares como o iray, um artista chamado Jeff Patton publicou um artigo muito elucidativo, mostrando exemplos de materiais renderizados com o iray. Todas as renderizações usaram resolução fixa de 1200 por 1200 pixels, e variam entre 3 e 4 minutos.

iray-exemplo.jpg

Essas imagens renderizadas mostram como o nível de flexibilidade e recursos do iray já permite trabalhar com praticamente qualquer tipo de projeto, assim como acontece com o mental ray no 3ds max. Por exemplo, opções avançadas como materiais usando diversos tipos de reflexões e até mesmo displacement maps.

O artigo é muito interessante por mostrar para muitos usuários que ainda não sabem muito bem se devem investir no iray. Claro que os materiais são apenas o pretexto para conseguir explicar as vantagens do iray, pois o software é forte mesmo na sua solução hibrida. Se você nunca teve oportunidade de usar o iray, recomendo visitar esse artigo que explica o funcionamento do iray dentro do 3ds max, apresentando o método de configuração do iray com uma placa de vídeo dedicada para jogos, que é a GTX 570.

Para os que estão procurando soluções mais acessíveis de render por GPU, recomendo uma consulta a softwares como o Octane Render ou LuxRender. O primeiro é um render totalmente baseado em GPU quem tem custo acessível, e o LuxRender na sua versão 0.8 irá suportar render por GPU.