Já faz um bom tempo que não recomendo nenhum tutorial ou artigo sobre modelagem de personagens, mas essa semana encontrei um vídeo que pode ser muito útil para qualquer pessoa interessada em trabalhar com esse tipo de criação, mais especificamente a parte da cabeça dos personagens. O tutorial abaixo é um guia em vídeo rápido, sobre as transformações necessárias em uma primitiva do tipo esfera. A esfera em si é deformada inicialmente e recebe vários tipos de ajustes, até se transformar em uma cabeça com topologia relativamente complexa.

Esse é o vídeo em questão, que foi criado usando o Maya:

No processo de modelagem o autor do personagem usa uma primitiva com 12 divisões para gerar a topologia da cabeça, a aplicando as transformações básicas da modelagem poligonal, consegue gerar uma cabeça em 3d. O que você precisa para conseguir trabalhar com esse tipo de modelagem é saber o funcionamento de basicamente quatro operações de modelagem:

  • Translação
  • Rotação
  • Escala
  • Loop Cut

Com essas quatro transformações básicas é possível fazer as várias pequenas modificações e ajustes que o autor realiza ao longo do vídeo. A velocidade com que as coisas acontecem dificulta um pouco o acompanhamento, mas depois de assistir algumas vezes o procedimento fica simples de seguir, pois as operações são realmente básicas. O segredo para a criação desse tipo de objeto é a seqüência de transformações e a amplitude.

No final do vídeo temos a adição de cabelos e outros detalhes ao personagem como os olhos, mas isso não é muito detalhado no tutorial. O foco mesmo é a criação da topologia da cabeça, deixando partes mais complicadas como as orelhas, que são anexadas ao volume principal e não tem seu processo de criação detalhado.

Esse tipo de procedimento de modelagem, mesmo sem o detalhamento de todos os passos pode servir muito bem como guia para a criação de modelos semelhantes. Um artista iniciante pode aproveitar as dicas de deslocamento de vértices e arestas que aparecem no vídeo, para tentar criar um modelo 3d semelhante ao que é mostrado. Nesse tipo de exercício é até comum que o processo de modelagem acabe gerando um modelo um pouco diferente do original.