O Blender está participando novamente do projeto Google Summer of Code, que tem como objetivo aproveitar o tempo ocioso de estudantes de áreas relacionadas com computação, e permitir que os mesmos trabalhem em projetos de softwares abertos como o Blender. Os estudantes que tem projetos aprovados recebem incentivos financeiros do Google para prosseguir com o desenvolvimento. Isso acaba gerando uma enorme iniciativa de melhoria, e o Blender sempre acaba com vários projetos aprovados, resultando em novas ferramentas como o modificador ShrinkWrap que nasceu e um Google Summer of Code.

Esse ano foi divulgada a lista dos projetos que foram aprovados pelo comitê do SoC e o Blender teve 17 projetos aprovados! Sim, teremos 17 projetos de estudantes em andamento que podem resultar em melhorias para o Blender. Muitos dos projetos aprovados são propostas de melhoria para ferramentas já existentes, como você vai perceber ao consultar a lista.

google summer of code 2011

A lista completa dos projetos pode ser encontrada nesse endereço, mas para ajudar as pessoas que tem dificuldade com o inglês, resolvi traduzir e resumir a lista de projetos:

  • Mesh Editing/Retopology: Melhorar e adicionar novos métodos para retopologia e edição de objetos do tipo Mesh.
  • Sculpt/Paint: Adicionar novos recursos e melhorar o modo de escultura do Blender, e portar os pincéis do modo de escultura para outros modos de trabalho do Blender.
  • UV Unwrapping: O projeto que pretendia melhorar as ferramentas de mapeamento UV esse ano teve que concorrer com outras quatro propostas. Essa foi a que agradou mais o comitê e foi escolhida.
  • Weighting Tools: A pintura de pesos para malhas 3d irá ganhar um reforço com esse projeto, que tem como foco o processo conhecido como Skinning.
  • UV/Paint Tools: Aqui a proposta é adicionar novos modos de pintura para o Blender.
  • Animation System Polish: O sistema de animação do Blender 2.5 está muito bom, mas esse projeto pretende melhorar esse sistema ainda mais.
  • Motion Capture Tools: Um recurso muito solicitado no Blender é a melhor integração e compatibilidade para ler e usar arquivos provenientes de captura de movimento. Esse projeto irá focar nesse tipo de ferramenta.
  • Fluid Simulation Improvements: Esse projeto irá adicionar ao sistema de fluidos do Blender novos artigos científicos e estudos, para expandir as funcionalidades do sistema de fluidos.
  • Camera Tracker Integration / Camera Tracker library improvements: Aqui temos dois projetos de grande interesse para o Instituto Blender, pois um dos próximos Open Movies irá usar Camera Tracking.
  • Improved Internationalization and Localization: Adaptação da interface e textos no Blender, para exibir outras línguas.
  • Nodes for the GE logic: Já pensou em usar nós para ajustar os blocos de lógica? Esse é o objetivo desse projeto.
  • BGE Animation improvements / BGE bugfixing and polishing: Atualizações e melhorias para o sistema de animação e correções na game engine do Blender.
  • Collada: Melhor suporte ao formato Collada no Blender, proporcionando a artistas 3d usar uma maior gama de arquivos de lugares como o 3d warehouse.
  • 3D Audio: Projeto que pretende adicionar recursos de audio 3D ao Blender.
  • Dynamic Paint: Melhorias para o modo de pintura.

Agora é só ficar torcendo para que esses projetos sejam finalizados!