O Blender está para receber uma grande atualização no seu renderizador interno, que poderá inclusive suportar algoritmos avançados de render, e uso de aceleração por hardware. Sim, essa atualização deve adicionar suporte ao uso de GPU para gerar imagens com base em tecnologias semelhantes aos que softwares como o Octane Render, iray e outros utilizam. Essa notícia já foi comentada aqui no blog semana passada, mas nos últimos dias uma excelente novidade sobre o tema surgiu. No graphicall.org já é possível fazer o download de versões experimentais do Blender usando o código do novo sistema chamado de Cycles.

Até o presente momento já existem versões do Cycles para Linux e Windows, mas apenas a versão para Linux estão funcionando com o suporte ao uso de GPU. Para ilustrar ainda mais como esse tipo de sistema pode ajudar a criar imagens realistas de maneira rápida, o vídeo abaixo é uma demonstração do Cycles usando um modelo de carro.

O vídeo que está no formato conhecido como time-lapse, em que as ações são aceleradas para mostrar de maneira mais rápida o processo, é um exemplo de como ficará rápido o novo sistema de renderização do Blender. Caso você tenha interesse em usar o novo sistema e tenha um computador com Linux, basta executar o software e escolher a opção Cycles na parte superior da interface e começar a fazer seus testes de render.

Por enquanto, o sistema ainda está em fase bem experimental e pode demorar um pouco até aparecer de maneira oficial no Blender, mas quando aparecer deve chamar ainda mais atenção para o Blender como ferramenta para produção de projetos com alta qualidade gráfica.

O complemento para esse novo sistema de renderização é a reformulação da API de render, para facilitar ainda mais a integração do Blender com softwares externos e permitir que usuários do LuxRender, YafaRay, Octane Render e outros possam oferecer melhores opções para gerar imagens com o Blender. Mas, essa reformulação da API ainda deve demorar um pouco para acontecer.

Uma das metas para o Cycles é o lançamento de versões mais estáveis junto com o Blender 2.58, que deve acontecer nos próximos dois meses.