Uma das coisas que me perguntam com freqüência sempre que começo um curso sobre Blender, principalmente quando as pessoas tem conhecimento prévio sobre o 3ds max, é como salvar as vistas do Blender. Essas vistas nada mais são que os ângulos de visualização que temos de objetos, e que no Blender podemos salvar com o posicionamento da câmera. O fato dessas vistas serem salvas usando câmeras é um pouco incomodo para os usuários com menos experiência no Blender, mas nada impossível de fazer caso seja necessário salvar as vistas. Mas, para quem realmente precisa salvar esse tipo de informação, um Add-on em desenvolvimento para o Blender pode ajudar muito, e ele se chama Stored Views.

O Add-on foi criado por um usuário chamado nfloyd e pode ser copiado de maneira gratuita nesse endereço que leva até os fóruns Blenderartists.org.

Para ajudar a demonstrar o que o Add-on pode fazer, gravei um pequeno tutorial em vídeo que mostra o funcionamento da ferramenta:

O processo de utilização do Add-on é extremamente simples, e requer apenas que o usuário posicione a visão da 3D View no ângulo desejado, e depois no painel de configuração do Add-on salve a visão. Para depois restaurar a posição a qualquer momento no futuro.

Nesse vídeo foi usada a versão 0.1 do Add-on que hoje pela manhã já foi atualizada e está na versão 0.2. A grande novidade dessa versão é que as visualizações agora podem ser salvas em arquivos separados, o que deve facilitar muito o uso e compartilhamento desse tipo de ferramenta. Por exemplo, um artista pode salvar a posição de uma visualização e exportar o arquivo, para compartilhar o mesmo ângulo de visão com outras pessoas dentro de uma equipe.

Com a visão definida, basta usar o velho e bom CTRL+ALT+0 para fazer com que a câmera do Blender pule para aquela posição.

O Add-on é bem versátil e grava muito mais que apenas a posição existente na 3D View, mas permite gravar também o estado em que os Layers do Blender estão, e também características como a visualização da cena seja ela em arame ou sombreado.

Esse tipo de Add-on é daqueles que provavelmente será adicionado ao Blender como parte da sua gama de opções padrão, tamanha é a sua utilidade e facilidade oferecida aos usuários.