A Fundação Blender é a entidade que cuida da imagem do Blender e organiza o seu desenvolvimento, e é a detentora da única parte do Blender que não é regida pela licença de código aberto do código, que é a sua marca. Sim, o ícone do Blender que tanto estamos acostumados a ver nos nossos computadores não é regido pela mesma licença do software. Uma das maneiras que a Fundação tem de financiar as suas atividades, já que o Blender é gratuito, consiste na produção e comercialização de DVDs de treinamento. Esses DVDs são produzidos por artistas de renome, e preferencialmente os que fazem parte das equipes dos projetos Open Movie como o Big Buck Bunny e Sintel.

Os dois últimos lançamentos em DVD de treinamento tiveram o foco em artistas que participaram da produção de Sintel, e focam a modelagem de personagens e pintura digital.

Para muitos usuários a compra desses DVDs é um sonho distante, pois a fundação requer o uso de cartão de crédito internacional para efetuar a compra. Mas, e fosse possível ganhar dois desses DVDs por meio de um sorteio? É exatamente isso que o pessoal do estúdio Lotus3D de Fortaleza está propondo com um sorteio de dois DVDs que são o Creature Factory e o Mancandy FAQ. Eu mesmo tenho os dois DVDs e posso dizer que são muito bons, principalmente o Creature Factory, pois os seus conceitos de modelagem podem ser aplicados no Blender 2.5 sem grandes problemas.

O que é necessário fazer para participar do sorteio? Simples, é só seguir o perfil do estúdio no Twitter.

Além de conferir o sorteio, recomendo uma visita ao canal do estúdio no Youtube, para conferir alguns dos trabalhos já realizados pelo estúdio e tutoriais. O primeiro vídeo disponível no canal que pode ajudar na sua aprendizagem sobre o Blender, é um timelapse de modelagem poligonal em que você pode acompanhar a criação de um fone de ouvido.

O processo é bem simples de seguir, pois é basicamente modelagem poligonal com as suas tradicionais transformações e no mesmo material ainda é possível conferir a texturização do modelo 3d.

Se você ainda não tem esses DVDs, recomendo participar do sorteio para quem sabe ganhar esse execlente conjunto de treinamentos para o Blender.