As últimas semanas trouxeram inúmeros renderizadores para o Blender 2.5 nas suas versões estáveis como o LuxRender 0.8 que é hoje a melhor opção em termos de software de código aberto, para usar junto com o Blender. Entre todos esses renderizadores que funcionam com o Blender, um dos mais simples de usar e que remonta aos dias mais antigos do Blender é o YafaRay. Mesmo sem uma versão definitiva que permita a integração simples e rápida com o software, muitos usuários ainda recorrem as versões especiais do Blender já com o YafaRay integrado que estão disponíveis no graphicall.org para usar o YafaRay sem precisar compilar nada.

Caso você queira se aventurar pelo YafaRay usando o Blender 2.5, o tutorial abaixo que está dividido em duas partes, deve ajudar bastante a criar uma cena simples usando o YafaRay.

O objetivo do tutorial é mostrar o processo de modelagem para uma pequena escultura de madeira, dentro de uma cena do tipo estúdio que é renderizada apenas usando iluminação difusa. Esse tipo de cena é conhecida como “studio setup” sendo a melhor opção para fazer apresentação de produtos virtuais, por criar um ambiente com fundo infinito perfeito para mostrar objetos apenas.

No tutorial você vai encontrar os procedimentos para fazer a modelagem 3d da escultura e dos elementos presentes no cenário, usando apenas as ferramentas de modelagem poligonal do Blender. Depois que o modelo 3d está pronto e com as texturas devidamente aplicadas usando mapas UV, o autor dos vídeos passa para a configuração da cena com o YafaRay.

Um dos segredos para conseguir esse tipo de efeito no YafaRay e usar iluminação baseada em objetos do tipo Mesh como planos, simulando o que acontece em ambientes reais de estúdio.

O resultado final do tutorial é uma imagem que mostra a escultura posicionada no cenário de estúdio, usando o fundo infinito. Como você pode perceber pela imagem, a cena como um todo é perfeita para apresentar produtos devido inexistência de detalhes no plano de fundo da cena. Se você é usuário do Blender e precisa apresentar produtos ou objetos dessa maneira, esse tipo de tutorial deve ser ainda mais útil para você!