Os tutoriais de modelagem 3d que recomendo aqui no blog geralmente abordam apenas a criação dos objetos 3d do ponto de vista da sua topologia, e acabam deixando os usuários sem outras partes importantes do processo de criação, como é a texturização. Por isso, sempre que encontro um tutorial completo que aborda desde a criação dos objetos em 3d até a texturização, encontro uma maneira de salvar esse material devido a sua importância como referência para estudo e aprendizado. A minha recomendação de tutorial hoje está relacionada com uma pequena série de vídeos que um artista e usuário do Blender chamado GameDesignGuru criou, sobre a elaboração de uma torre.

Essa torre tem como foco claro o uso de projetos de jogos ou animações interativas com o Blender, mas pode ser usada em praticamente qualquer tipo de contexto em projetos 3d.

O tutorial está dividido basicamente em três partes que correspondem a modelagem 3d, seguida pela texturização e mapeamento UV e a finalização do modelo. No total o conjunto todo de vídeos é composto por sete vídeos sendo que dois são para modelagem, quatro para texturas e o último mostra os detalhes finais do tutorial.

Aqui está uma lista com links para todos os vídeos do tutorial:

O vídeo abaixo faz parte da texturização da torre, e dá uma excelente idéia do que esperar no tutorial:

No vídeo podemos acompanhar como a criação de determinados tipos de topologia podem ser usadas na texturização, e quais as conseqüências disso para o projeto. O autor usa nesse projeto o temido mapeamento UV como técnica de textura, queé praticamente o padrão em termos de procedimentos para uso de texturas em 3d, até que técnicas como o pTex estejam disponíveis. Nesse tipo de processo, o artista precisa planificar o modelo 3d para gerar um mapa, em que as texturas são pintadas. Assim que as texturas estiverem pintadas, podemos aplicar novamente o mapa alterado na superfície 3d.

O único problema que consegui encontrar com esse tutorial em si foi a qualidade, que não está em 720p, mas só em 480p e pode fazer com que usuários que precisem acompanhar os detalhes na sequencia de ações do tutorial fique um pouco prejudicada. Mas, tirando esse detalhe os vídeos são excelentes para usuários iniciantes e podem ajudar bastante a entender como trabalhar com texturas no Blender.