O Blender 2.58 foi lançado alguns dias atrás com diversas correções de bugs e pequenas melhorias em termos de ferramentas, que apesar de terem sido relativamente discretas fizeram a alegria de alguns artistas 3d, sendo que estou incluso nessa lista. Uma das melhores opções que apareceram no Blender 2.58 foi a possibilidade de travar a movimentação e uma câmera apenas na 3D View em que ela está ativa. O conceito é um pouco complicado de entender sem uma demonstração visual, e foi exatamente por isso que tomei a liberdade de gravar um vídeo mostrando como o recurso funciona.

No vídeo abaixo mostro como é possível trabalhar com o recurso Lock Camera to View.

A primeira coisa que você deve estar se perguntando, é o endereço de onde fiz a cópia do modelo 3d usado no tutorial. O modelo foi copiado do BlendSwap, e caso você precise um modelo 3d para qualquer fim, até mesmo comercial, ele é um excelente repositório de material.

Bem, no vídeo você deve ter percebido o quanto o recurso de travar a visualização da câmera na viewport do Blender ajuda a controlar o enquadramento de projetos.

Os artistas mais antigos do Blender já estão até acostumados a ficar fazendo vários ajustes na cena, e modificando o enquadramento aplicando transformações na própria câmera. Com o uso desse novo recurso, podemos travar a posição da câmera em uma posição apenas, e depois ajustar o enquadramento como se fosse uma viewport normal voltada apenas para visualização, usando os controles e atalhos de zoom do Blender.

Isso deixa o processo infinitamente mais rápido, pois não é mais necessário modificar a posição da câmera para determinar o enquadramento.

É importante lembrar que esse recurso só está disponível na versão 2.58 do Blender!

Aproveitando que o assunto desse artigo é o Blender, o pessoal do portal Blender Brasil está realizando uma pesquisa para conhecer melhor os usuários do portal. Se você for leitor aqui do blog, e também visitar com freqüência o Blender Brasil, é interessante participar da pesquisa que eles estão realizando para que a administração do portal possa conhecer melhor os seus visitantes.

Essa é uma pesquisa que nunca realizei aqui no blog, e preciso fazer também, pois a coisa está grande demais e os pedidos de tutoriais e material de estudo estão se acumulando na minha caixa de entrada.